sábado, 31 de dezembro de 2011

Criada sande inovadora que dura dois anos

Criada sande inovadora que dura dois anos
A mais recente novidade do Exército norte-americano não é uma arma, nem sequer uma estratégia militar. É uma sande de frango no churrasco. Com uma particularidade: mantém-se fresca durante dois anos.

Trata-se de uma sande única, porque tem ingredientes que a tornam imune a bactérias e ao efeito do tempo sobre a validade dos nutrientes. Foi criada pelo Centro de Investigação, Desenvolvimento e Engenharia para os soldados de Natick, no estado norte-americano de Massachusetts.

Segundo uma das criadoras desta sande militar, Michelle Richardson, o que permite prolongar a validade do alimento é a manipulação do PH, da água, da humidade e do oxigénio, pois são esses ingredientes que acabam por formar um molho que deteriora os nutrientes.

O sabor, garantem os criadores, é bom. E não é só de frango no churrasco. Também existem as versões de sabor a 'nachos', 'bacon', queijo 'cheddar', porco no churrasco e entrecosto.

Note-se que o laboratório que criou esta gama de sandes não perecíveis é o mesmo que criou a gama de comida fornecida aos soldados norte-americanos, concebida para não se estragar quando atirada de um helicóptero ou para se conservar sem refrigeração.

Os investigadores já estão a trabalhar na próxima invenção - pizza.

Fonte: Jornal de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário