domingo, 18 de dezembro de 2011

Espaço: Sonda russa falhada vai despenhar-se no ano novo

Momento do lançamento da sonda que se vai despenhar no próximo mês
A sonda russa Phobos-Grunt, que em Novembro ficou 'encalhada' na órbita da Terra devido a um problema no lançamento, deve despenhar-se no início de Janeiro, revelou ontem a agência espacial da Rússia.

O aparelho, que pesa mais de 13 toneladas, falhou a missão a Marte - onde iria estudar um dos satélites naturais do planeta - e está actualmente em órbita da Terra.

Todas as tentativas para reiniciar o aparelho falharam e a agência espacial russa, Roscosmos, admitiu esta semana que a queda da sonda é inevitável, apontando para os dias 6 a 19 de Janeiro como datas prováveis.

No entanto, os cientistas afirmam não ser possível saber exactamente onde os destroços irão despenhar-se, prevendo-se que pelo menos 30 pedaços do aparelho 'sobrevivam' à reentrada na atmosfera.

A Phobos-Grunt tem a bordo 11 toneladas de combustível tóxico e 10 quilos de cobalto-57, radioactivo, que os especialistas afirmam não representar riscos para o ambiente uma vez que estes elementos deverão incinerar-se durante a queda.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário