sábado, 17 de dezembro de 2011

Irão deteve alegado espião da CIA

Irão deteve alegado espião da CIA
O Irão deteve uma pessoa de "origem iraniana" que trabalhava para a CIA com o objectivo de se infiltrar nos serviços secretos iranianos, noticiaram, este sábado, os meios de comunicação iranianos, citando um comunicado do Governo.

"Esse agente deveria infiltrar-se no Ministério dos Serviços de Informação para lhe fornecer informações falsas", segundo o comunicado citado pela agência Isna.

Essa pessoa, "treinada pela CIA", sobre a qual nem a identidade nem a nacionalidade foram indicadas, trabalhou anteriormente como analista para o exército norte-americano no Iraque e no Afeganistão, indicou a mesma fonte.

O homem foi identificado pelos serviços secretos iranianos enquanto recebeu treino na base norte-americana de Bagram, no Afeganistão, e detido assim que entrou no Irão, acrescenta o comunicado sem precisar a data ou as circunstâncias da detenção.

O regime iraniano anuncia regularmente a detenção de "espiões" que trabalham para os Estados Unidos ou Israel, mas geralmente as autoridades fornecem poucas indicações sobre os factos que lhes são imputados.

Entretanto, numa entrevista publicada este sábado, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano disse que o Irão está preparado para o "pior cenário" para enfrentar um endurecimento das sanções ocidentais que visam o seu sector financeiro e a indústria do petróleo.

"Não estamos verdadeiramente preocupados. Foram preparadas respostas apropriadas para o pior cenário", disse Salehi à agência Isna.

O ministro falava depois de o congresso norte-americano ter aprovado uma nova proposta que impõe um embargo às exportações de petróleo iraniano e que corta relações entre o banco central iraniano e o sistema financeiro mundial.

A União Europeia também está a considerar tomar medidas semelhantes.

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano