quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Chávez questiona se EUA provocaram cancro nos líderes sul-americanos

Chávez questiona se EUA provocaram cancro nos líderes sul-americanos
Hugo Chávez estranhou, esta quarta-feira, o número de casos de cancro entre os líderes da América Latina e perguntou se não terão sido os EUA provocar a doença. 

O presidente da Venezuela, num discurso transmitido na televisão, afirmou que "não seria estranho se eles tivessem desenvolvido tecnologia para induzir cancro e ninguém soubesse disso até agora... Não sei. Estou apenas a reflectir", declarou. "É um pouco difícil explicar isto, perceber isto, mesmo usando a lei das probabilidades".

As perguntas de Chávez, que sofre de cancro, surgiram depois do anúncio de que a presidente da Argentina tem um cancro na tiróide e que será submetida a uma intervenção cirúrgica a 4 de Janeiro.

Cristina Kirchner, de 58 anos, tem um carcinoma no lóbulo direito da tiróide, mas não apresenta metástases. A doença foi detectada no dia 22 deste mês, durante um exame de rotina. Os médicos que a acompanham dizem que o cancro de que sofre é "perfeitamente curável" e não requer quimioterapia.

Kirchner é a quinta líder política da América do Sul a quem foi detectado cancro desde 2009. A primeira foi Dilma Rousseff, presidente do Brasil. Em Abril de 2009, foi-lhe diagnosticado um tumor linfático que a obrigou a submeter-se a tratamentos de quimioterapia. Dilma, de 64 anos, diz que o problema está ultrapassado.

Também o antigo presidente brasileiro, Lula da Silva, está a travar uma luta contra o cancro na laringe, detectado em Outubro. Lula, que está prestes a terminar mais um ciclo de quimioterapia, irá também fazer radioterapia.

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, tentou esconder a doença, detectada no início do ano, mas foi obrigado a confirmá-la, depois de estar "desaparecido" em Cuba durante largo tempo. Chávez, de 57 anos, sofre de cancro no cólon.

Por fim, o presidente do Paraguai. Fernando Lugo, de 60 anos, sofreu de cancro linfático, detectado no Verão do ano passado, mas garante estar curado.

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano