sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Açores: Mais um sismo registado em São Miguel

Mais um sismo registado em São Miguel
É o terceiro registo em dez dias. Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores diz que "padrão de actividade continua a indiciar a possibilidade de se virem a registar episódios de maior libertação de energia".

O sismo de grau IV na escala de Mercalli Modificada foi sentido às 16:24 (17:24 em Lisboa) em Santa Bárbara, concelho da Ribeira Grande, ilha de S.Miguel, nos Açores, segundo informou o Serviço Regional de Protecção Civil dos Açores.

O teve um epicentro a um quilómetro de Santa Bárbara, concelho da Ribeira Grande, ilha de S.Miguel, adiantou a Protecção Civil. "Não foram registados danos pessoais ou materiais" e o evento foi também sentido nos concelhos de Lagoa e Vila Franca.

De acordo com informação do Instituto de Meteorologia, o sismo atingiu a magnitude de 3.0 na escala de Richter.

Segundo o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores, "o evento em causa integra-se na crise sísmica que se vem desenvolvendo desde o passado dia 15 de setembro no sistema Fogo-Congro e cujo padrão de atividade continua a indiciar a possibilidade de se virem a registar episódios de maior libertação de energia".

Este é o terceiro sismo registado na ilha de São Miguel nos últimos dez dias. No dia 20, teve uma intensidade de IV na escala de Mercalli Modificada e foi sentido em Água d'Alto - o mesmo local onde se resgistou um sismo no dia 26, com uma intensidade máxima de III na referida escala.

A escala de Richter mede a magnitude do sismo, enquanto a de Mercalli classifica a intensidade a partir dos seus efeitos em pessoas e estruturas na superfície da Terra.

Segundo o Instituto de Meteotologia, o grau IV da escala de Mercalli é "Moderado: Os objectos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem."

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano