domingo, 16 de outubro de 2011

Quem está por trás dos protestos contra Wall Street?

O movimento Occupy Wall Street já se espalhou por 25 cidades dos Estados Unidos, e começa a incomodar os setores mais conservadores da política americana. Agora, esses representantes estão procurando descobrir quem estaria por trás do movimento, e um nome já apareceu: o do investidor George Soros.

O objetivo do Occupy Wall Street é protestar contra o 1% mais rico, os investidores de Wall Street. Soros com certeza faz parte desse grupo, já que é considerado o 7º mais rico do mundo na lista da Forbes. Ainda assim, segunda a Reuters, existiria um elo financeiro e ideológico entre Soros e o movimento.

Soros e os manifestantes negam qualquer ligação. Mas a Reuters encontrou elos financeiros entre Soros e a Adbusters, o grupo anti-capitalista do Canadá. Foi o grupo que começou os protestos, com uma campanha de marketing que queria provocar uma revolta, similar à Primavera Árabe, contra Wall Street.

Conservadores americanos, como o radialista Rush Limbaugh, já consideram como certo que os protestos fazem parte da “agenda de Soros”. Segundo a Reuters, uma das fundações de Soros doou US$ 3 milhões ao Tides Center, um grupo que direciona doações para organizações liberais. Entre essas organizações, estaria a Adbuster, que recebeu US$ 26 mil entre 2007-2009.

É pouco provável que Soros esteja o “homem por trás dos protestos”, financiando diretamente o movimento, mas sua biografia mostra que um dos homens mais ricos do mundo tem uma posição em comum com os americanos que protestam contra o cassino financeiro. Assim como os manifestantes, que questionam o resgate aos bancos após a crise de 2008 e culpam a ganância dos investidores pela atual crise financeira, George Soros assumiu uma atitude “anti-Wall Street” após a crise financeira. Ele escreveu um artigo criticando a forma como o governo Obama lidou com a crise e pedindo uma ação mais forte contra os bancos e se comprometeu a usar sua fortuna para financiar projetos sociais e filantrópicos.

Fonte: colunas.epoca.globo.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano