quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Impasse na Eslováquia provoca "ataque cardíaco" a Passos

Passos telefonou à primeira-ministra eslovaca para dizer que o impasse em Brastislava lhe está a provocar um "ataque cardíaco".

O primeiro-ministro frisou ainda a Iveta Radicova que a aprovação do reforço do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) por parte do parlamento da Eslováquia é fundamental para permitir a consolidação das contas públicas portuguesas.

O conteúdo da conversa foi revelado pela primeira-ministra da Eslováquia ao Financial Times. Isto depois de o parlamento eslovaco ter ontem à noite chumbado o reforço do FEEF, decidido pelos líderes europeus na cimeira de 21 de Julho, que prevê o aumento da capacidade para 440 mil milhões de euros, a compra de dívida no mercado primário e a recapitalização da banca. A rejeição do reforço do FEEF provocou ainda a queda do Governo da Eslováquia, que associou esta votação a uma moção de confiança ao seu Executivo.

O ‘não' dos eslovacos ameaça agravar ainda mais a crise de dívida na zona euro, numa altura crucial, em que os líderes procuram uma solução definitiva para os problemas do euro, que será desenhada na cimeira de 23 de Outubro.

A Eslováquia é o único país da zona euro que ainda não aprovou o reforço do fundo de resgate europeu, que exige a ratificação de todos os seus 17 Estados membros, o que deverá acontecer antes da cimeira europeia de 23 de Outubro.

Para acalmar a Europa e os mercados, Iveta Radicova e o líder do principal partido da oposição garantiram que o país aprovará o FEEF ainda esta semana.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano