sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Governo teme contestação popular a novos cortes

Governo teme contestação popular a novos cortes
Vai ser o ministro Vítor Gaspar a anunciar, esta manhã, "cortes brutais" aprovados num Conselho de Ministros que durou dez horas e que ficou marcado por alguma surpresa e tensão. Receia-se uma forte contestação social.

O "esforço colossal" está a colocar Passos e o seus ministros entre a espada e a parede. Os anunciados cortes "brutais" abrem as portas à ameaça de "contestação social", um cenário admitido no Governo, "inevitável" perante a dureza das medidas de austeridade. A justiça e a equidade social prometida por Passos Coelho está "condicionada" pela realidade de cortes "cegos" em áreas sensíveis.

O Governo prepara-se para enfrentar um "Outubro quente". O clima "denso" e a "tensão"que atravessaram as dez horas de reunião do Conselho de Ministros são os sintomas mais visíveis dessa preocupação.

Pressionado, o Governo está em contra-relógio: o BCE quer Portugal a cumprir o plano da 'troika' como deve ser; a 'troika' exige mais e pede a antecipação de medidas da reforma da legislação laboral.

E nem o cenário internacional ajuda. A Alemanha já estabeleceu limites ao endividamento. França, Itália e Chipre vão reforçar as medidas de austeridade. Como resolver a crise? Sarkozy e Merkel vão apresentar um "plano conjunto"antes do final do Verão

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano