quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Telemóveis poderão ser carregados pelo andar

Pesquisadores norte-americanos descobriram uma forma de transformar o movimento humano em electricidade, que pode ser utilizada para carregar vários aparelhos electrónicos, como smartphones, leitores de MP3 e computadores. Uma simples caminhada pode, em breve, ser suficiente para alimentar a bateria de um telemóvel.

O mecanismo consiste em colocar um dispositivo, uma espécie de palmilha, dentro do calçado, que servirá para captar a energia de pequenas gotículas líquidas e convertê-la em correntes eléctricas.

O método baseia-se na energia cinética que já é utilizada para carregar aparelhos com doses menores de energia, como relógios e sensores.

O estudo foi realizado pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e será publicado na revista especializada "Nature Communications".

''De uma forma geral, os humanos são máquinas muito poderosas de produção de energia", afirmou Tom Krupenkin, professor do Departamento de Energia Mecânica da universidade, citado pela BBC.

Segundo Krupenkin, ''ao correr, uma pessoa pode produzir até um quilowatt de energia", quantidade suficiente para carregar um telemóvel comum.

Um dos desafios continua a ser a transmissão da energia para um computador portátil. Os investigadores, que concluíram que a integração de um cabo USB no sapato não é muito funcional, pensam agora em utilizar tecnologia sem fios, ou "wi-fi" na gíria informática.

Os dois cientistas responsáveis pela pesquisa, Ashley Taylor e Tom Krupenkin, pretendem agora comercializar esta tecnologia. Para tal, fundaram recentemente uma empresa, a InStep Nano Power, ou "Nanopoder no Passo" em tradução livre do inglês.

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano