quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Alan Greenspan: "O euro está a colapsar"

Greenspan foi presidente da Reserva Federal entre 1987 e 2006.
Alan Greenspan, antigo 'chairman' da Reserva Federal, avisou hoje que as dificuldades do euro podem prejudicar as empresas dos EUA.

"O euro está a colapsar e o processo está a criar dificuldades consideráveis ao sistema financeiro europeu", afirmou o antigo presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos numa conferência em Washington.

Greenspan afirmou também, citado pela Bloomberg, que os Estados Unidos ainda não estão numa nova recessão mas que os níveis de incerteza estão a penalizar o crescimento da maior economia do mundo.

Além disso, o antigo presidente do Fed considerou que as dificuldades da moeda única europeia e uma recessão na Europa iriam afectar os lucros das empresas norte-americanas, o que terá consequências negativas na sua cotação na bolsa. Isto uma vez que a Europa é o destino de cerca de 20% das exportações norte-americanas e cerca de 20% dos lucros das filiais de empresas dos EUA no estrangeiro também tem origem no Velho Continente.

Questionado sobre se uma dissolução do euro é possível, Alan Greenspan respondeu: "obviamente".

Nesta altura o euro subia 0,24% para 1,4392 dólares, acumulando de ganhos de 7,5% face à divisa norte-americana desde o início do ano. Wall Street mantém-se em terreno positivo, enquanto os mercados europeus vivem novo dia de perdas.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano