terça-feira, 23 de agosto de 2011

Regresso às aulas: DECO dá dicas para ajudar pais a poupar

A pensar no regresso às aulas, a DECO elaborou uma lista de conselhos aos pais. Em época de crise, a Defesa do Consumidor ensina os encarregados de educação a poupar. 

Paulo Fonseca, jurista da DECO, disse à Renascença que os pais não devem deixar todas as compras para Setembro, estabelecendo um limite máximo quanto ao montante a gastar e se possível reutilizar algum material escolar. 

“Elaborar de uma lista do material necessário, podendo eliminar materiais que ainda se mantêm em condições para serem reutilizados. Se as crianças pretendem uma mochila nova, talvez lhes possam dizer: "porque não esperar por Natal?” - e assim poupar no arranque no ano lectivo. 

Outra alternativa pode passar pelos pais serem mais criativos e procurarem junto de família, amigos e escolas o empréstimo de materiais escolares. 

Paulo Fonseca deixa ainda um alerta: “No ano passado, verificou-se muito a tendência de os livreiros venderem simples manuais em conjunto – o que não só é proibido como é uma prática sancionada”. Por isso, sempre que os pais se deparem com uma situação do género devem pedir o livro de reclamações e denunciar.

Outro dos conselhos da DECO diz respeito ao seguro escolar. Os pais devem conhecer melhor os seus direitos e garantias para que “em situação de acidente estejam mais bens informados e possam desencadear os mecanismos necessários”. 

A maioria das escolas privadas analisadas por um estudo da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores possui seguro escolar, mas os valores de cobertura, inferiores aos estabelecimentos públicos, são considerados insuficientes para pagar as despesas dos alunos. 

Todos os conselhos são explicados na edição de Setembro das revistas "Proteste" e "Dinheiro e Direitos".


Fonte: Renascença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano