terça-feira, 2 de agosto de 2011

Estudo revela forma mais fácil de dizer não a alimentos gordurosos

Um novo estudo revelou uma dica importante para evitar comer porcarias: pensar na sua saúde antes de escolher um alimento pode torná-lo mais propenso a fazer uma escolha saudável, mesmo se você não achar que a comida é saborosa.

Pesquisadores fizeram imagens do cérebro de 33 participantes adultos que estavam em jejum por pelo menos três horas.

Enquanto cada um deles passava pela ressonância magnética funcional, viam imagens de 180 diferentes itens alimentares, variando de batatas e barras de chocolate a maçãs e brócolis.

Os participantes, nenhum dos quais em uma dieta específica ou tentando perder peso, tiveram três segundos para responder a cada imagem com uma decisão (se queriam ou não comer o alimento quando o experimento acabasse).

Os participantes podiam responder “não, com certeza”, “não”, “sim” ou “sim, com certeza” depois que viam cada alimento.

Depois de terem visto todas as imagens, uma única imagem foi escolhida ao acaso. Se o voluntário tinha dito “sim” ou “sim, com certeza” para a ideia de comer esse alimento, o recebia.

Para testar se as escolhas alimentares poderiam ser influenciadas pela saúde, os pesquisadores deram aos participantes uma de três instruções: “considere sua saúde”, “considere o sabor” ou “tome decisões naturalmente”. Após o teste de ressonância, os voluntários foram convidados a avaliar o sabor e saúde dos alimentos.

Os pesquisadores descobriram que quando os participantes foram instruídos a pensar sobre a salubridade dos alimentos, foram menos propensos a comer alimentos pouco saudáveis, mesmo que o considerassem saboroso. Eles também eram mais propensos a comer alimentos saudáveis, incluindo o que eles tinham classificado como não saborosos.

Os cientistas já sabiam que todo mundo usa a mesma área do cérebro, o córtex pré-frontal medial ventral, para decidir o que comer. Agora, as novas imagens cerebrais revelaram que uma área do cérebro, o córtex pré-frontal dorsolateral, vem à vida quando uma pessoa está usando autocontrole durante o processo de tomada de decisão.

Os pesquisadores também descobriram que convidar alguém a pensar sobre sua saúde os leva a dizer não aos alimentos gordurosos mais frequentemente do que quando as pessoas tomam decisões naturalmente.

Fonte: hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano