quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Choro: Lágrimas não ajudam a melhorar o humor das pessoas

Essa é uma notícia triste para os “chorões” compulsivos: derramar lágrimas só melhora o humor em um terço das pessoas que manteve esse comportamento. Aparentemente, o choro não é aquele alívio emocional que parecia ser.

Outras pesquisas já procuraram estabelecer uma associação entre o choro e o humor, com resultados mistos. Por exemplo, depois que espectadores em um ambiente de laboratório assistiram a um filme triste, chorar raramente melhorou seus humores; mas também, aquele não era o melhor lugar para irromper em lágrimas sinceras.

Outros estudos pediram aos participantes para recordar episódios passados em que choraram. Mas pesquisas retrospectivas podem não necessariamente refletir o comportamento real da pessoa, já que a memória pode ser seletiva, e os indivíduos podem não lembrar de momentos em pranto que o fizeram se sentir pior.

O novo estudo pediu a 97 mulheres com idades entre 18 e 48 anos, na Holanda, para manter um diário ao longo de um período de dois a três meses. Homens não foram incluídos na pesquisa porque os dados foram originalmente coletados como parte de um estudo maior que explorou a ligação entre o choro e o ciclo menstrual.

Cada noite, as participantes registravam seu humor diário, a sua vontade de chorar, e se derramaram lágrimas. Se elas choraram, tinham que dar mais detalhes de cada sessão, tais como a razão para isso, quanto tempo durou, quão intensamente chorou, onde isso ocorreu, se outras pessoas estavam ao redor e como se sentiram depois.

Os cientistas acabaram com 1.004 episódios de choro para analisar. Os resultados mostraram que a média de choro durou oito minutos e ocorreu na sala de estar, geralmente sozinha ou com uma pessoa presente. Perda, conflito, ou ver os outros sofrerem foram os gatilhos mais comuns para as lágrimas.

Na maioria dos casos (61%), chorar não levou a alteração de humor em relação à forma como elas se sentiam antes. 30% experimentaram um humor melhor depois do choro, e 9% se sentiram piores. “Apenas uma minoria dos episódios de choro foi associada com melhora do humor, o que vai contra a sabedoria convencional”, diz o professor de psicologia Jonathan Rottenberg.

O estudo encontrou pouca evidência de qualquer recompensa psicológica do chorar. Mas, curiosamente, observou que as participantes que choraram com maior intensidade, mas não por maior quantidade de tempo, desfrutaram do maior retorno de seus choros; seus humores se beneficiaram mais de derramar lágrimas.

A conclusão da pesquisa é, ao invés de encorajar as pessoas a chorar, faz mais sentido incentivá-las a reforçar as suas redes sociais. “É provável que chorar ajude não por causa das lágrimas em si, mas porque recruta apoio social e chama a atenção para problemas importantes”, explica Rottenberg.

E você? Se sente melhor ou pior quando chora?

Fonte: hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano