sábado, 3 de março de 2012

Andrew Breitbart: Blogger morre antes de "afundar" campanha de Obama

Andrew Breitbart tinha 43 anos
Propagandista Andrew Breitbart planeava lançar um vídeo que poderia comprometer a campanha de 2012 do Presidente dos EUA.

Andrew Breitbart, um cáustico propagandista, blogger, comentador, escritor e editor, amado pelos conservadores norte-americanos, morreu na quinta-feira, aos 43 anos, após ter desmaiado enquanto caminhava perto da sua residência em Los Angeles.

Para trás deixa uma série de pessoas naufragadas e organizações voltadas para os menos afortunados. E ainda uma coincidência: a morte acontece antes da divulgação do planeado lançamento de um vídeo com imagens "condenatórias" que comprometeriam a campanha de Obama.

"Eu tenho vídeos dos seus dias de faculdade que mostram por que a divisão racial e a luta de classes são fundamentais para que a esperança e a mudança fossem vendidas em 2008", disse Breitbart, há cerca de um mês, acrescentando que Obama seria vetado. "Espere até eles verem o que acontece depois de 1 de março", disse ao "Sinclair News".

A "guerra" entre verdade e ficção

Com uma notável influência no seio da política republicana dos EUA, Breitbart era o motor de diversos sites, entre eles www.breitbart.tv , www.breitbart.com e www.biggovernment.com .

Com o jovem ativista James O'Keefe formou uma espécie de dupla dinâmica em que através de vídeos editados ao pormenor exagerava os "pecados" dos adversários políticos. Os resultados rapidamente se tornavam virais através de sites de conservadores.

Breitbart usou a Internet para inflamar o escândalo político e explorar as convenções dos media, mesmo que para isso estivesse a induzir em erro a opinião pública.

O derrube de Anthony Weiner está entre os seus triunfos, com a revelação de fotos picantes do democrata, em tronco nu e de boxers, e que teriam sido alegadamente enviadas pelo próprio a uma mulher, logo após o seu casamento. Na altura do escândalo a sua esposa estava grávida e, apesar de não terem existido provas de adultério, os seus aliados mais próximos abandonaram-no e acabaria obrigado a renunciar. 

É difícil avaliar o impacto de Breitbart nos media norte-amaericanos e na política como algo que não seja venenoso", disse o conservador David Frum.

Os resultados da autópsia só deverão conhecidos dentro de semanas. Um representante do seu site revelou tratar-se de uma morte por "causas naturais". O mesmo defendido pelo seu sogro, o ator Orson Bean: "Parece ser um ataque cardíaco", disse à "AP"

Fonte: Expresso


Ataque cardíaco... pois, pois...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano