quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Especialistas preocupados com a atividade sísmica anormal nos Açores

Nota: Este Texto foi traduzido pelo Google Tradutor.

Especialistas nos Açores tem alertado a população da Ilha de São Miguel para a atividade sísmica que eles consideravam ser acima do normal.

Os eventos sísmicos onde localizado no sistema de Fogo e lagos Congro, a região central da ilha. "A situação está em andamento eo número de microseisms é ligeiramente acima dos valores de referência", disse quarta-feira João Luís Gaspar a partir do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores. Ele também disse que a atividade sísmica foi o resultado de "terremotos de magnitude muito baixa", acrescentando que "nenhum dos quais têm sido sentidos pela população." Recusando a comentar sobre o que a evolução da crise poderia ser João Luís Gaspar recordou que "sismológicos atividade é difícil de prever ", mas que a possibilidade não pode ser eliminada de uma ocorrência do terremoto que pode ser sentida pela população. Ele disse: "Isso não significa que isso vai acontecer, só que não se pode eliminar essa possibilidade." Aparentemente, isso aconteceu. A região foi atingida por um 4,9 tremor de magnitude a uma profundidade de 12 km hoje. Segundo o site CVARG, o sistema Fogo-Congro é uma das áreas mais críticas sismológico do arquipélago, onde existem tensões acumuladas resultantes da interação da litosfera da Eurásia, placas Africano e Americano. Os Açores estão sentados no "Açores tripla junção", assim chamada área onde a América do Norte, Eurásia e placas Africano encontram. Esta área é responsável pela atividade geológica e vulcânica frequente nas ilhas. Periódicas erupções vulcânicas e eventos terremoto, com ocasionais maremotos, pode ter efeitos devastadores sobre as ilhas dos Açores.


A 4,9 terremoto de magnitude atingiu a região dos Açores e  terremoto de um 5,1 de magnitude foi relatado na Ilha de Páscoa. Atividade sísmica em curso está ocorrendo nas Ilhas Canárias. Três tremores moderados no 3,8 série também atingiu em um enxame próximo à fratura Tjörnes zona norte da Islândia. Também estamos vendo uma saraivada de tremores em SE Austrália.

Fonte: PAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano