Abastecer o depósito volta a ficar mais caro a partir de segunda-feira.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. E tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos subiram esta semana 4% e 5%, respectivamente, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.
Nas duas últimas semanas, as subidas foram mais expressivas. O gasóleo valorizou 6% e a gasolina pulou mais de 10%. Por isso, na próxima semana, "o aumento dos preços nas bombas vai ser mais acentuado", antecipou ao Económico fonte do sector.
"Em média, os aumentos previstos para esta semana deverão rondar 2,5 cêntimos por litro no gasóleo e 3,5 cêntimos por cada litro nas gasolinas, acompanhando a tendência internacional", disse ao Económico fonte oficial d'Os Mosqueteiros (que controla ainda os supermercados Ecomarché e Intermarché).
No caso da Auchan (dos hipermercados Jumbo), fonte oficial não revelou a tendência de preços para esta semana. Também a BP, Cepsa e Repsol recusaram-se a falar sobre a política de preços, referindo apenas que seguem as variações nos mercados internacionais.
Já o grupo Jerónimo Martins, que detém a marca Pingo Doce, bem como a Galp, estiveram incontactáveis.
O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,574 euros enquanto o do gasóleo vale 1,379 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
Este ano as petrolíferas já subiram os preços dos combustíveis por várias vezes. No início do ano, segundo os dados da Direcção Geral de Energia e Geologia, um litro de gasolina custava em média 1,489 euros, enquanto o litro do gasóleo valia 1,274 euros.
Fonte: Económico
Fonte: Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário