quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Uma estrela gigante com forma de ovo estrelado

As estrelas, embora pareçam todos iguais quando brilham no céu à noite, não só têm tamanhos muito diferentes com também são distintas na sua forma. Uma das mais peculiares estrelas foi descoberta recentemente por uma equipa do Observatório Austral Europeu (ESO) e tem a forma de um ovo estrelado.

Trata-se de um astro que foi batizado por IRAS 17163-3907, com um diâmetro que é 1000 vezes maior que o Sol e que brilha mais meio milhão de vezes. Os astrónomos afirmam que se encontra a 13.000 anos de luz da Terra e, segundo asseguram, é a estrela amarela mais próxima encontrada até agora. Eric lagadec, da ESO, diz que já se tinha detetado a IRAS pelas ondas infravermelhas que emite, mas não se sabia que era amarela.

A descoberta foi feita com uma câmara de infravermelhos do Very Large Telescope (VLT) instalado no Observatório do Paranal, Chile, no qual foram captadas as imagens que mostram claramente uma nebulosa circular à volta do astro, quase perfeitamente esférica. Para captar a imagem do ovo estrelado, o VLT utilizou uma câmara com 3 filtros de infravermelhos, o azul, o verde e o vermelho.

Pelo que puderam detetar, esta casca externa tem um raio que é 10.000 vezes maior que a distância entre a Terra e o Sol. Durante as explosões que se deram na sua evolução foram expulsas quatro vezes a massa das nossas estrelas em apenas uma centena de anos. É este material que acabou por formar a “clara” do ovo, rica em, silicatos e em gás.

Os astrónomos acreditam que esta atividade é uma prova que esta estrela terá uma morte explosiva, como uma super nova, originando componentes químicos que podem dar lugar à formação de novas estrelas.

Fonte: Naturlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano