quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Canárias preparam-se para erupção vulcânica

Evacuações em curso na ilha espanhola de Hierro após aumento de intensidade e frequência dos abalos sísmicos. Erupção poderá estar iminente.

De acordo com o El País, uma unidade especial do exército espanhol partiu esta quarta-feira para Hierro, pequena ilha do arquipélago das Canárias, para auxiliar uma eventual evacuação em massa. Também a ministra da Defesa Carme Chacón deslocou-se para a ilha. Até ao momento, apenas foram retirados 53 habitantes de zonas em risco. 

Mais de 8.000 sismos de reduzida magnitude foram registados em Hierro desde 19 de Julho. A intensidade e frequência dos abalos tem aumentado nos últimos dias. Mais preocupante para os sismólogos do Instituto Geográfico Nacional (IGN), o hipocentro (profundidade) dos sismos encontra-se cada vez mais próximo do solo, o que poderá indicar que o magma está prestes a irromper pelas montanhas da ilha. Esta madrugada, foi registado um sismo a apenas dois quilómetros do solo. 

Segundo o IGN, que realizou medições com aparelhos GPS, a ilha ‘inchou’ quatro centímetros desde o início da crise sísmica, o que é interpretado como mais um indício de que a lava está a subir à superfície, dilatando o terreno. Tem também aumentado o valor de dióxido de carbono na atmosfera de Hierro, ilha de 10.000 habitantes. Contudo, e apesar destes dados, os especialistas sublinham que uma eventual erupção não tem data marcada, e que esta pode nem sequer ocorrer. 

No entanto, reina a precaução. Na terça-feira, a Guardia Civil aconselhou os habitantes de quatro aldeias da costa norte de Hierro a abandonar as suas casas perante o risco de derrocadas. A principal estrada da ilha encontra-se encerrada e há vários barcos a auxiliar o transporte da população. Um terço das escolas foram fechadas.

Fonte: Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário