segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Estudos das galáxias anãs colocam em causa a teoria atual sobre a matéria negra

A formação da matéria negra e do universo pode ter contornos bastante diferentes e bastante mais complexos do que se pensa. Os estudos sobre pequenas galáxias revelam que estas não são compatíveis com a matéria negra teorizada.

Os estudos mais recentes revelam que as pequenas galáxias mais próximas da nossa Via Láctea são menos densas do que deveriam ser, caso comportassem a matéria negra. Os investigadores defendem que estas galáxias não poderiam formar-se da mesma forma, caso existisse a matéria negra tal como é actualemnte predita. Estes estudos podem implicar grandes evoluções nas teorias da formação do universo e da matéria negra.

As teorias correntes estimam que o universo será constituído por 21% de matéria negra, enquanto a matéria normal representa apenas 4% e todo o restante será constituído por energia negra.

A matéria negra refere-se ao conjunto de partículas na forma de "cold dark matter", λ CDM, que terão surgido logo no início da formação do universo. No entanto, a existência destas partículas nunca foi provada, o que se justifica pelo facto de serem extremamente difíceis de detectar e serem invisíveis aos métodos comuns de visualização.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano