domingo, 9 de outubro de 2011

Obama autorizou morte de radical norte-americano sem julgamento

Obama autorizou morte de radical norte-americano sem julgamento
A administração Obama fez um documento secreto que abriu a porta ao assassínio de Anwar al-Aulaqi, o imã muçulmano radical nascido nos Estados Unidos e escondido no Iémen, ligado à al-Qaida, noticiou o New York Times.

O caso, noticiado pelo jornal no sábado é este domingo repercutido nas agências internacionais, com a France Presse a dizer que se trata de uma autorização sem precedentes para eliminar um cidadão norte-americano.

O jornal cita pessoas que leram o documento legal, ao abrigo do qual a morte seria legal apenas se não fosse possível capturá-lo vivo.

O memorando foi escrito no ano passado, após meses de debate e deliberações que conduziram a uma das mais significativas decisões do Presidente Obama, avançar para a morte de um cidadão americano sem julgamento, segundo o jornal.

Este texto de 50 páginas foi concluído em Junho de 2010.

O imã radical americano-iemenita, inimigo público número um de Washington, foi morto em finais de Setembro no Iémen.

O Presidente norte-americano afirmou na altura que esta morte representava "um forte golpe no braço mais ativo da al-Qaida" e assegurou que os EUA estavam determinados a destruir as redes terroristas.

A 30 de Setembro, o Ministério da Defesa iemenita anunciou que o norte-americano Samir Khan, que editava a revista online da al-Qaida "Inspire", morreu na mesma operação que matou o dirigente da rede terrorista.

O imã radical norte-americano de origem imenita era um dos terroristas mais procurados no mundo.

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano