terça-feira, 14 de agosto de 2012

Portugal teve uma recessão de 3,3%, pior do que o esperado

Tal como o Diário Económico tinha avançado hoje a quebra do consumo agravou a recessão no segundo trimestre do ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminuiu 3,3% no segundo trimestre de 2012 relativamente ao mesmo período do ano anterior, a pior quebra desde 2009, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A estimativa rápida das contas nacionais hoje divulgada pelo INE apresenta também a taxa de variação em cadeia (ou seja, relativamente ao trimestre anterior), tendo a economia portuguesa registado uma quebra de 1,2%.

Tal como o Diário Económico tinha avançado na edição de hoje a quebra do consumo foi o principal motivo para o agravar da recessão no segundo trimestre deste ano. "A redução mais acentuada do PIB foi determinada pelo comportamento da procura interna que registou um contributo mais negativo do que o vereficado no primeiro trimestre de 2012, com particular detaque para o investimento", refere o INE. 

Acrescentando que "o contributo positivo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB aumentou, refletindo a diminuição mais intensa das Importações de Bens e Serviços, uma vez que as Exportações de Bens e Serviços desaceleraram".

O Governo e a 'troika' prevêem que, para o conjunto de 2012, a economia portuguesa encolha 3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano