sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Finlândia: Europa deve preparar-se para fim do euro

Os líderes europeus devem preparar-se para a possibilidade de um colapso da zona euro, tal como já está a fazer a Finlândia, defendeu hoje o ministro finlandês dos Negócios Estrangeiros, Erkki Tuomioja.

"Devemos preparar-nos abertamente para a possibilidade de acontecer o colapso da zona euro", afirmou em entrevista divulgada no jornal Daily Telegraph.

"É uma situação que ninguém quer na Finlândia, nem sequer o partido Verdade Finlandesa (direita nacionalista) e muito menos o Governo. Mas temos de estar prontos para essa hipótese", acrescentou o ministro.

Segundo Erkki Tuomioja, os líderes finlandeses estão a preparar "planos pragmáticos para poderem lidar com qualquer eventualidade".

Admitindo ser consensual que um colapso da zona euro tornará mais difícil gerir a crise a curto e médio prazo, o ministro dos Negócios Estrangeiros lembrou que o fim da moeda única não significaria o fim da União Europeia.

"Pode até permitir que a UE funcione melhor", disse.

A Finlândia é o único país da zona euro que ainda mantém a notação máxima ("AAA") relativamente ao risco da dívida, contando ainda com uma perspetiva estável das três principais agências de 'rating' internacionais.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano