terça-feira, 7 de agosto de 2012

Jornal da família de Berlusconi acusa a Alemanha de ser o "quarto reich"

Capa de sexta-feira do
A capa do "Il Giornale" de sexta-feira não precisa de tradução. "Quarto reich", pode ler-se em letras garrafais, em cima de uma fotografia da chanceler Angela Merkel a fazer um gesto com a mão direita, normalmente associado à saudação nazi. O "Il Giornale" é detido por Paolo Berlusconi, irmão de Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro italiano.

O artigo foi publicado na sexta-feira, contribuindo para aquecer ainda mais o tom do debate em torno da crise da zona euro. O jornal argumenta que Berlim colocou Itália e toda a Europa de joelhos. "No Primeiro Reich, a Alemanha também queria o título de Imperador de Roma e nos dois [reichs] seguintes usaram os seus meios contra os outros estados da Europa, duas guerras mundiais e milhões de mortos não foram obviamente suficientes para acalmar o ego alemão", escreve o "Il Giornale", dizendo que, em vez de "usar canhões", desta vez Berlim está a usar o euro. "Desde ontem [quinta-feira] que Itália já não está na Europa, está no Quarto Reich."

Em junho, quando a selecção de futebol italiana eliminou a Alemanha do Campeonato Europeu, o diário italiano já tinha escrito na capa "ciao ciao culona" (algo como 'adeusinho gorda'), uma referência a um comentário que Silvio Berlusconi terá feito no ano passado acerca de Angela Merkel. 

A capa do "Il Giornale" é apenas mais um episódio no agravamento do tom da discussão entre os líderes da zona euro. Ontem, Guido Westerwelle, ministro dos Negócios Estrangeiros alemão avisou que "o tom do debate é extremamente perigoso". "Temos de ter cuidado para não destruirmos a Europa com palavras. Não podemos permitir que as nossas ações sejam reduzidas a tentativas para melhorar a nossa notoriedade interna. E isso também se aplica à Alemanha."

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano