quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ONU alerta para uma iminente guerra civil no Iémen

Um dia depois de lançar novo alerta para o escalar de mortes que decorre na Síria, a ONU lançou desta feita um aviso em relação ao possível eclodir de uma guerra civil no Iémen.

As tensões no mundo árabe não cessam na sua violência. Os protestos que se espalharam contra os regimes autoritários nas nações do Médio Oriente evoluíram para fortes repressões das forças de segurança desses governos dirigidas aos manifestantes.

À semelhança da Síria, também o Iémen vive num contexto hostil. O conselho para os direitos humanos da ONU afirma, de acordo com a BBC, que centenas de iemenitas já morreram e outros milhares terão ficado feridos na sequência da repressão promovida pelas forças do regime de Ali Abdullah Saleh, presidente do país.

Na mesma linha de orientação que seguiu em relação à Síria, as nações unidas enviaram uma equipa de investigadores de direitos humanos para o Iémen. As conclusões foram, igualmente, em tudo semelhantes: diversas violações e abusos dos direitos humanos foram detectados.

«O país está à beira de uma guerra civil», palavras de Hanny Megally, líder da delegação da ONU que se deslocou ao Iémen, em Julho.

Entretanto, na segunda-feira, Ali Abdullah Saleh autorizou o vice-presidente iemenita a negociar por si com a oposição. Saleh já por várias vezes afirmou estar disposto a assinar um acordo que estabelece a transferência dos seus poderes para o seu vice-presidente.

Recorde-se que Saleh ainda se encontra na Arábia Saudita a recuperar das lesões sofridas no ataque que os rebeldes conduziram em Junho à sua residência.

Fonte: SOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano