segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Euro: o princípio do fim

Estão criadas as condições para uma tempestade perfeita na Europa.

A Europa está de novo no centro das atenções, com sua moeda em queda acentuada. E qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento, já que é essa a dinâmica própria dos incumprimentos.

O que fazer com o euro? O que fazer com o ouro? Não deixe de ler este post. 

Como se descreve correctamente a transmissão de um rumor ou de uma doença? Saber isso podia ajudar-nos a entender como se pega o pânico financeiro. E neste momento há todas as condições para um pânico financeiro ser lançado a qualquer momento.

Qualquer pessoa que estude economia depara-se com inúmeras descrições de situações de equilíbrio. Mas há muito poucas explicações sobre a dinâmica que leva de um ponto de equilíbrio a outro. Porquê? Porque não há um método matematicamente simples de descrever esse processo.

Quando se fala de contágio ou pânico financeiro, usamos apenas uma palavra para descrever o processo. E porque digo que há sinais disso? Novamente, devemos olhar para o que está a acontecer nos preços. Uma queda tão acentuada do euro em tão pouco tempo tem de chamar-nos imediatamente a atenção e fazer disparar todos os alarmes. As quedas consecutivas de quinta e sexta-feira soam claramente a mais um alarme de preocupação.

Em tudo, este momento é semelhante ao espírito que se vivia no Outono de 2010. E o mais flagrante dos sinais é que se a Grécia entrar em incumprimento vai de certeza arrastar consigo outros países como Portugal, Irlanda, Itália e Espanha, todos eles, aliás. Um exemplo típico da dinâmica do momento é que os responsáveis dos países em crise asseguram e reforçam que está tudo bem. Aconteceu o mesmo com os líderes do Bear Stearns e do Lehman Brothers antes da falência. Muitos se recordam da célebre expressão: “Apostar no dólar é perder dinheiro”. Curioso é que o ministro das Finanças grego foi contundente na sexta-feira ao garantir que a Grécia não entrará em incumprimento. Ah! Obrigada por essas palavras mágicas...

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano