domingo, 9 de setembro de 2012

França enfrenta pacote de austeridade mais forte em 30 anos

O Presidente francês François Hollande prepara-se para pedir neste domingo, aos seus concidadãos, o maior esforço de austeridade dos úlimos 30 anos, segundo adianta a imprensa.

O Journal du Dimanche (JDD) adianta que Hollande preparou uma comunicação ao país, através do canal de televisão TF1, para anunciar um agravamento da carga fiscal (aumento de impostos) num total estimado entre 15 a 20 mil milhões de euros em 2013. 

Citando fonte não identificada, o JDD afirma que o pacote envolve o essencial da proposta contida na proposta de orçamento de Estado do próximo ano, um documento onde se antecipa também um crescimento económico que não irá além de 1% (taxa de variação do PIB).

Junto com o esforço pedido aos contribuintes, Hollande anunciará um montante de 10 mil milhões de euros como objetivo de poupança no seio do Estado (sobretudo na área da segurança social e como resultado da já anunciada taxação do rendimento do trabalho extra).

De acordo com o periódico parisiense, o governo francês precisa de garantir 33 mil milhões de euros para equilibrar as contas de 2013 e cumprir a meta de 3% (de défice público no próximo ano) acordada com Bruxelas.

Fonte: Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano