segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cavaleiro investe contra Manifestantes Anti-Tourada na Torreira

Imagens captadas pelo vídeo da Ribeirinhas TV, que foi disponibilizado através da rede social Youtube
A associação Animal anunciou ter apresentado uma queixa na Guarda Nacional Republicana da Murtosa, Aveiro, contra o cavaleiro Marcelo Mendes, por alegadamente hoje ter abalroado manifestantes que protestavam contra a realização de uma tourada na praia da Torreira.

Numa nota publicada na rede social Facebook, a associação diz que, quando exerciam o seu direito constitucional à manifestação, sentados com os seus cartazes, cerca de 40 manifestantes "foram literalmente abalroados pelo cavaleiro tauromáquico Marcelo Mendes".

"Foram momentos de pânico, em que as pessoas tiveram que fugir para não serem feridas pelo animal que era conduzido para cima delas", descreve a associação, acrescentando, contudo, que "não houve nenhum dano físico de maior".

Na mesma nota, a Animal diz que tudo fará para esta situação não ser esquecida, lembrando que já em 2002 o cavaleiro tauromáquico Luís Rouxinol "teve uma atitude semelhante, tendo magoado gravemente alguns ativistas".

A tourada realizada hoje à tarde na praia da Torreira, na Murtosa, gerou uma onda de contestação e levou a Junta de Freguesia a negar o envolvimento na iniciativa.

Em comunicado, a Junta diz que o seu logótipo "foi abusivamente colocado no cartaz ao lado do município, que foi quem autorizou a realização" da tourada.

A Junta de Freguesia afirma ainda ter apresentado o seu protesto junto do responsável, que terá apresentado desculpas por tal facto.

Na internet circulou uma petição, que recolheu mais de 300 assinaturas, a condenar a realização deste tipo de iniciativas na Murtosa, alegando que o concelho "não tem, nem nunca teve, tradição de touradas".

O cartel da tourada, que se realizou numa praça de touros improvisada junto ao parque de campismo, foi composto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Brito Paes e Marcelo Mendes, estando as pegas a cargo dos forcados Amadores de Cascais e de Coimbra.


Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano