terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dicas: Compras Planeadas, Impulsivas ou Compulsivas?


carro compras cheio Compras planeadas, impulsivas ou compulsivas?Considera que faz as suas compras de forma planeada,impulsiva ou compulsiva?
Para podermos responder a esta questão, vamos analisar esses três tipos de comportamentos. Para tal, vamos pegar num simples exemplo – a renovação do seu guarda-roupa.
Compra Planeada – você começa por identificar a necessidade de substituir uma peça do seu guarda-roupa (por exemplo, uma camisa), de seguida desenvolve o seguinte processo com o objectivo de satisfazer essa necessidade:
  • Reconhecimento da necessidade – reflecte sobre o tipo de produto que pretende adquirir com base na qualidade, marca, urgência na aquisição, etc.
  • Procura de Informação – desloca-se a várias lojas, experimenta várias camisas que julga corresponder às suas necessidades, pesquisas informações relacionadas com a qualidade do tecido, marca, preços, etc.
  • Avaliação de Alternativas – analisa toda a informação recolhida de acordo com os critérios que definiu e com a importância que atribui a cada um. Ou seja, tendo em mente as camisas que viu ou experimentou anteriormente, analisa as características de cada uma de modo a optar pela que vai ao encontro das suas necessidades.
  • Decisão de Compra – compra a camisa que obedece aos critérios de avaliação que definiu ou então desiste da compra por não encontrar nada que cumpra os requisitos definidos por si.
  • Comportamento Pós-compra – avalia a experiência e o grau de satisfação face às suas expectativas. Com base nessa avaliação, cria uma opinião que o ajudará a decidir em compras futuras.
Compra Impulsiva – apesar de ter uma ideia global sobre o que tem e não tem no seu guarda-roupa, você não tem por hábito fazer essa análise.
O seu guarda-roupa é abastecido com base na aquisição de produtos resultante de decisões de compra tomadas no momento.
Você desloca-se às lojas não só pela necessidade de comprar, mas também pelo simples prazer de as frequentar e a realização da compra resulta de um enorme desejo de comprar por comprar ou da gratificação emocional desse acto.
Compra Compulsiva – este tipo de compra não se destina a satisfazer uma necessidade de abastecer o seu guarda-roupa. Até pode ter um excesso de peças de roupa repetidas e mesmo falta de peças essenciais. Faz compras como forma de ultrapassar momentos de mau estar, de angústia ou de depressão. É provável que tenha o seu guarda roupa repleto de artigos que nunca usa.
E você, com que tipo de comportamento se identifica mais?
Felizmente enquadro-me mais no de “Compra Planeada”!
Este texto foi elaborado com recurso a um livro que estou a ler (trouxe da biblioteca icon smile Compras planeadas, impulsivas ou compulsivas? ): O Comportamento do Consumidor de Adelino Alves Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano