quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sabia que Portugal tem 385 toneladas de ouro? Alemães sugerem venda!

Portugal ocupa o 14º lugar mundial na lista de países com mais reservas de ouro per capita.

Algumas personalidades alemãs exigiram hoje, nas páginas do tablóide “Bild”, que Portugal venda as suas reservas de ouro, antes de recorrer à ajuda externa do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia.

“Portugal deve primeiro ajudar-se a si mesmo, e vender também as reservas de ouro”, exigiu Reiner Holznagel, vice-presidente da Federação dos Contribuintes Alemães, em declarações ao jornal.

O deputado liberal Frank Schaeffler, perito em assuntos financeiros, considerou que “não seria solidário” Portugal pedir um empréstimo internacional sem vender as 385 toneladas de ouro que possui, avaliadas em 12 mil milhões de euros.

Schaeffler, que é membro de um dos partidos do Governo de centro-direita, já tinha exigido ultimamente sanções mais duras contra os países periféricos que violem os limites do défice orçamental do Pacto de Estabilidade da Zona Euro.

Venda desestabilizadora para os mercados?
O matutino “Frankfurter Allgemeine”, jornal de negócios, já se tinha referido na quarta-feira à questão, advertindo, no entanto, que uma venda das reservas portuguesas seria problemática, já que todos os bancos centrais da Zona Euro se comprometeram, há alguns anos, a vender apenas pequenas quantidades de ouro, e Portugal já esgotou praticamente o contingente que lhe cabia.

O mesmo jornal sublinhava ainda que, mesmo que Portugal conseguisse vender rapidamente todo o seu ouro a bom preço e rapidamente, o que é considerado pouco provável pelos analistas, só conseguiria amortizar uma pequena parte da sua dívida soberana.

Em contrapartida, a referida venda poderia provocar ainda mais turbulências nos mercados, e agravar a situação dos países a braços com crises da dívida soberana, adverte-se no mesmo artigo.

Portugal ocupa o 14º lugar mundial na lista de países com mais reservas de ouro per capita. Segundo este índice, Portugal está praticamente a par da Alemanha, que possui 3400 toneladas de ouro, e ocupa o segundo lugar na lista mundial absoluta.

Fonte: Renascença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano