quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Saude: A Pele do Homem

A pele do homem

A pele do homem

O maior órgão do corpo humano merece todos os cuidados. Aprenda-os de seguida

Estima-se assim que uma boa aparência física representa um aumento de cinquenta e seis cento nas hipóteses de se ter sucesso. Êxito profissional e bons rendimentos são os atributos que surgem associados a um bom visual, o que faz da cosmética uma importante ferramenta de marketing pessoal.
Actualmente, são cada vez mais os homens que se preocupam com o aspecto físico, seguem a moda e que, mesmo que não o admitam publicamente, ficam verdes de raiva cada vez que se deparam com uma nova ruga. 
Apesar de pertencermos à mesma espécie, alguns aspectos distinguem homens e mulheres quando o tema é beleza. Um deles é a própria pele. Embora também se divida em três categorias – seca, oleosa ou mista – a pele masculina é, regra geral, marcada pela oleosidade por razões hormonais.

Estima-se que as glândulas sebáceas masculinas trabalhem cerca de cinquenta por cento mais do que as femininas. Esta especificidade cutânea requer cuidados especiais que a cosmética já tratou de desenvolver. Desde a limpeza à hidratação, passando pela esfoliação e tratamentos anti-rugas a oferta é vasta. Pegue na sua cultura estética e incuta-lhe alguns valores.
Discurso de abertura
A primeira mudança deve ocorrer ao acordar. Em vez do habitual sabonete, a limpeza do rosto deve estar a cargo de um produto próprio, adaptado ao tipo de pele, que além de limpar, permite desobstruir os poros e eliminar a oleosidade característica da pele masculina. Está preparado o terreno para a fase seguinte: barbear.

Considerado por alguns um ritual e por outros um pesadelo, fazer a barba é um «mal» necessário que muitas vezes deixa a irritação à flor da pele.
Antes de mais nada convém lembrar que este acto agride a superfície cutânea, por isso, escolher um creme com agentes calmantes e hidratantes torna-se essencial. Existem também fórmulas indicadas para pele sensível que previnem a irritação cutânea mais acentuada.
Pequenos truques
Seleccionadas as ferramentas basta definir o momento para «atacar a barba», isto é, após o banho, altura em que os poros estão mais dilatados e a remoção do pêlo é facilitada. Molhar o rosto com água morna antes de aplicar o creme ou espuma de barbear é outra opção.
Deve-se usar lâminas novas e sem irregularidades para evitar cortes e, por fim, enxaguar abundantemente o rosto para retirar os resíduos e limpá-lo com a toalha sem esfregar.
Novamente de «cara lavada», resta agora aplicar um hidratante (sob a forma de gel, creme ou loção) que, para além de refrescar, acalma e restabelece o equilíbrio cutâneo.
Ainda em assuntos de «barba» convém lembrar que existem cremes esfoliantes que, aplicados uma ou duas vezes por semana permitem eliminar as células mortas, combater os pontos negros e a oleosidade assim como facilitar a hidratação da pele. 
Os adversários
Uma agenda preenchida, stress e a inevitável poluição citadina são alguns dos obstáculos que enfrentamos diariamente.
Embora a pele masculina pareça mais resistente a verdade é que, com o tempo, os efeitos fazem-se sentir, sob a forma de olheiras, papos e rugas. Por isso é preciso, antes de mais, apostar na rotina – limpar e hidratar – repetindo o ritual matinal à hora de deitar (desta vez sem a dura etapa de barbear).
O hidratante restabelece o equilíbrio da pele e prepara-a para o dia seguinte, mas na região ocular pode não ser suficiente. Assim aconselha-se, a partir dos vinte anos, aplicar um creme de contorno ocular e, mal surjam as primeiras rídulas, optar por uma fórmula anti-idade.
Outro bom antídoto para o envelhecimento é o hidratante com filtro solar e um creme anti-idade para uma acção mais eficaz.
A família dos hidratantes inclui ainda fórmulas anti-stress, purificantes ou enriquecidas com minerais que regeneram a pele, máscara, gel ou creme que protegem as zonas sensíveis do contorno ocular e combatem as rugas. 
Maioria absoluta
Não pense que estrelas como George Clooney ou Brad Pitt têm um charme irresistível por milagre da natureza. Além da dieta equilibrada, exercício físico, estes líderes dos ecrãs têm algumas armas secretas.
No rosto contam com os cremes hidratantes, máscaras, esfoliantes que mantém o equilíbrio cutâneo e eliminam todos os sinais de cansaço, stress ou idade. No olhar conseguem-no através de produtos que revitalizam o contorno ocular, anti-rugas e máscaras regeneradoras.
No corpo, a acção localizada do creme ou gel tonificante refirma as zonas mais susceptíveis, como os abdominais, e elimina a flacidez. E quando os dias difíceis parecem estampados no rosto, o efeito é atenuado com um creme autobronzeador que garante o look saudável.
A responsabilidade editorial desta informação é da revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano