domingo, 29 de maio de 2011

Marinho Pinto critica prisão preventiva dos jovens

O bastonário da Ordem dos Advogados criticou hoje, sábado, a aplicação da prisão preventiva aos dois jovens envolvidos no caso de agressão de uma menor, considerando tratar-se de uma medida de um sistema judicial "da Idade Média".

"Estou estupefacto. É terrível. Isto é um sistema judicial da Idade Média", disse Marinho Pinto, durante uma conferência em Sintra, organizada pelo grupo 19 da Amnistia Internacional.

O bastonário da Ordem dos Advogados discursava para duas dezenas pessoas sobre a evolução dos direitos humanos em Portugal após a revolução de 1974 e na actualidade.

Marinho Pinto criticou o sistema judicial português, adiantando que é um sistema "medieval, de poder ilimitado, de poder pelo poder" que não respeita as pessoas.

"O sistema judicial não evoluiu. As vestes são as mesmas, os discursos são os mesmos e o imobilismo é característico", disse o bastonário.

Uma das agressoras da adolescente vítima de violência e o alegado autor de um vídeo que mostra as agressões na Internet ficaram em prisão preventiva, informou hoje Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

No final da conferência, Marinho Pinto disse à agência Lusa que os tribunais são também um local onde se viola diariamente os direitos humanos.

"Veja-se o que ocorreu hoje ao decretarem a prisão preventiva a uma jovem de 16 anos por causa de uma situação daquelas. É terrível quando temos aí crimes, assassinatos, assaltos a ourivesaria, a caixas multibanco permanentemente. Podemos ter uma ideia dos nossos tribunais e da nossa justiça", reiterou.

Um comentário:

  1. Eu é que estou estupefacta com as declarações do bastonário. Perdeu em nãoi ficar calado.

    ResponderExcluir

Extensor peniano