sexta-feira, 27 de maio de 2011

FMI: Médio Oriente vai precisar de 160 mil milhões em três anos

Revoltas populares no Egipto custaram a credibilidade externa do país nos mercados.
Os países importadores de petróleo do Médio Oriente e do Norte de África vão precisar de 160 mil milhões de dólares nos próximos três anos, diz o FMI.

Num relatório divulgado hoje para a reunião do G8, em Deauville, França, o Fundo Monetário Internacional (FMI) instou as nações que formam o Grupo dos Oito e os parceiros árabes a desenvolver um plano de acção que defina os elementos de ajuda que podem disponibilizar aos países em necessidade.

Nesse sentido, o fundo internacional declarou que a ajuda externa aos países importadores de petróleo do Médio Oriente e do norte de África irá ultrapassar os 160 mil milhões de dólares (115 mil milhões de euros) nos próximos três anos.

Egipto e Tunisia estão a enfrentar enormes pressões económicas na sequência das revoltas populares, mas o movimento 'Primavera Árabe' atingiu ainda países como o Íemen, a Jordânia e a Síria.

"No futuro imediato, há necessidade de restaurar a confiança nos países importadores de petróleo, que estão a ser afectados por uma subida global dos preços das 'commodities' e por pressões domésticas associadas ao choque de um início de transição", referiu o FMI.

Por agora, o fundo internacional afirma que tem disponível um montante de 35 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros) para a estabilização financeira da economia destes países.

No entanto, advertiu ainda o FMI, nos próximos 18 meses o volume das necessidades financeiras terá de surgir da comunidade internacional, porque os mercados estão preocupados perante a incerteza sobre as transições políticas e económicas no Médio Oriente e Norte de África.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano