terça-feira, 3 de maio de 2011

Proibido andar de biquíni em Barcelona

A Câmara de Barcelona aprovou um projecto que proíbe o uso de fato-de-banho nas ruas da cidade. A desobediência a esta nova lei implica o pagamento de uma multa que pode chegar aos 300 euros.

Um turista desavisado que sair da praia relaxado, a vestir apenas um fato de banho, sem "t-shirt", e atravessar a rua em direcção ao centro histórico de Barcelona estará sujeito a uma multa pesada.

As autoridades da capital catalã decidiram radicalizar, proibindo nudistas e "semi-despidos" nas ruas da cidade condal. A nova lei foi aprovada na passada sexta-feira numa votação na Câmara da cidade, que todos os anos é invadida por milhares de turistas à procura de sol, praia e noites agitadas.

Sair à rua para um passeio, de biquíni ou calções de banho, pode ir ao bolso dos mais descontraídos. As multas vão dos 120 aos 300 euros.

Os "naturistas" que deixarem as áreas de nudismo sem vestir qualquer peça de roupa, terão de pagar uma multa que começa nos 300 euros e pode atingir os 500 euros.

As autoridades da cidade tentaram desencorajar as pessoas e principalmente os turistas de andar pelas ruas com "vestimentas" impróprias no início deste ano, quando afixou cartazes que desaprovavam este tipo de comportamento.

Os cartazes mostravam a figura de um casal trajado de fato de banho riscado a vermelho e, ao lado, um casal vestido apropriadamente, sem a tarja que define a proibição.

Em Barcelona, o centro histórico fica muito próximo da zona onde estão o porto e as badaladas praias. Com as novas regras, as autoridades catalãs "esperam assegurar a coexistência de cidadãos em áreas públicas".

"A câmara não pretende determinar a maneira como as pessoas devem vestir-se", disse um vereador da cidade, Assumpta Escarp, encarregado dos assuntos de segurança.

Os donos de algumas lojas para turistas receberam bem a nova lei, que foi muito criticada por defensores do nudismo.

"É uma proibição que vai além da lei que descriminaliza a nudez há 22 anos", disse Jacit Ribas i Deix, o chefe da associação pela defesa da nudez, conhecido por andar despido de bicicleta pela cidade.

Egidio Pagliotta, um vendedor de gelados, de 68 anos, disse que "havia muita permissividade e (a nova lei) será melhor para todos".

Opinião compartilhada por Rajich Monarni, uma indiana de 38 anos que vende "t-shirts" na cidade antiga. "Havia muitos nudistas nas ruas de Barcelona. Aprovo o fato de que agora podem ser multados", disse a vendedora à agência noticiosa "France-Press".

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano