segunda-feira, 2 de maio de 2011

Foram efectuados os primeiros testes de ADN e confirmam morte de Bin Laden

Os primeiros exames de ADN confirmaram que Osama Bin Laden estava entre os indivíduos mortos numa operação das forças norte-americanas no Paquistão, informou uma fonte do governo dos Estados Unidos.

O funcionário, que pediu para não ser identificado, confirmou que o ADN do corpo de uma das pessoas mortas durante o ataque de domingo numa mansão ao norte de Islamabad corresponde ao do líder islâmico.

O líder da Al-Qaeda foi assassinado com um tiro na cabeça durante uma operação realizada por forças especiais da Marinha dos Estados Unidos colocadas à disposição da CIA, afirmou um militar americano à AFP.

As forças Seal da Marinha são tropas de elite preparadas principalmente para missões de combate ao terrorismo e operações de reconhecimento e de guerra não convencionais.

As forças especiais dos Estados Unidos que atacaram o refúgio de Bin Laden estavam preparadas para capturar o líder da Al-Qaeda vivo, caso ele tivesse se rendido, disse um alto funcionário americano à AFP, sob condição de anonimato.

Colocadas à disposição do serviço de inteligência americano (CIA), as tropas Seal deram início ao ataque com helicópteros contra um complexo fortemente guardado nas proximidades de Islamabad. O local foi identificado como o esconderijo de Bin Laden, disse outro militar à AFP.

Durante o ataque, morreram Bin Laden, um de seus filhos, dois mensageiros e uma mulher.

Corpo sepultado no mar

Com receio de que o túmulo de Bin Laden se transformasse num local de culto, o corpo do líder terrorista foi sepultado no mar, de acordo com fontes militares norte-americanas.

As autoridades organizaram os ritos religiosos para o corpo de Osama Bin Laden a bordo de um porta-aviões no Mar da Arábia.

Notícia actualizada as 17h26

Fonte: @AFP/SAPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano