quarta-feira, 13 de março de 2013

Jorge Mário Bergoglio é o novo Papa "Francisco"

Cardeal argentino Bergoglio de 76 anos é o Papa Francisco
Papa Francisco I já surgiu na varanda da Basílica de São Pedro. É argentino e tem 76 anos, menos dois que Joseph Ratzinger quando foi eleito. O fumo branco foi visível às 18h06 na Praça de São Pedro.

O Papa Francisco é Argentino. O novo nome foi anunciado por cardeal francês Jean-Louis Tauran: “Annuntio vobis gaudium magnum! Habemus Papam!” (Anuncio-vos com a maior alegria! Temos Papa!), foram as palavras pronunciadas da varanda da Basílica de São Pedro.

Francisco I sucede a Bento XVI e será o 266º Papa da Igreja Católica.

O cardeal Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, estudou e formou-se com técnico químico e só mais tarde ingressou no Seminário de Villa Devoto. A 11 de Março de 1958 passou para o noviciato da Companhia de Jesus, tendo estudado no Chile. 

É autor de várias obras, entre as quais, “Reflexões sobre a vida apostólica” de 1986, “Meditações para Religiosos” de 1982 e “Reflexões de Esperança” de 1992. 

É membro da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, bem como do Conselho Pontifício para a Família e Cardeal desde 21 de Fevereiro de 2001. 

A sua ordenação sacerdotal teve lugar a 13 de Dezembro de 1969, tendo vivido em Espanha e na Alemanha. Foi na Alemanha que em 1986 concluiu a sua tese de doutoramento, tendo regressado à Argentina como director espiritual da Companhia de Jesus na cidade de Córdoba. 

Em 20 de Maio de 1992 o Papa João Paulo II nomeou-o bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. A 27 de Junho desse mesmo ano recebeu a ordenação episcopal na catedral de Buenos Aires, das mãos do cardeal António Quarracino, do Núncio Apostólico Mosnelhor Ubaldo Calabresi e do Bispo de Mercedes-Lújan Monsenhor Emílio Ognénovich. 

A 3 de Junho de 1997 é nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e a 28 de Fevereiro de 1998, Arcebispo de Buenos Aires pela morte do cardeal Quarracino. 

Nasceu a 17 de Dezembro de 1936.

Fonte: Renascença

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano