terça-feira, 17 de maio de 2011

Espaço: Planeta pode vir a ter vida

Provável aparência de Gliese 581c, segundo o programa Celestia.
Uma estrela anã vermelha, a 20 anos luz de distância, está novamente a dar pistas de que alberga o primeiro planeta habitável fora do nosso sistema solar, como revela um estudo do "Astrophysical Journal of Letters".

Segundo a BBC online, o planeta Gliese 581 está localizado no ponto exterior mais frio da "Goldilocks zone", no entanto, o estudo sugere que a sua atmosfera pode manter a temperatura quente o suficiente para que seja possível encontrar água em estado liquido.

O sistema solar alberga ainda outro planeta, o Gliese 581g, com características semelhantes ao anterior e que em 2010 gerou suspeitas de poder ser habitável. Apesar de tudo, a existência deste planeta tem vindo a ser posta em causa.

Este resultado foi recebido com entusiasmo por cientistas de todo o mundo, já que a proximidade galáctica do planeta permitirá a telescópios futuros a detecção directa da atmosfera do planeta.

Contudo, se se confirmar a habitabilidade deste planeta, tratar-se-ia de um lugar não muito agradável para se visitar ou viver, já que o ar denso e as nuvens espessas manteriam a superficie num crescupusculo vermelho e escuro perpétuo.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano