terça-feira, 3 de maio de 2011

Ajudas de milhões ao desbarato

Associação Portuguesa de Bancos, Automóvel Clube de Portugal, Mota-Engil, Parkalgar e Colecção Berardo entre as entidades beneficiadas.

O Estado gastou mais de 560 milhões de euros com subvenções em 2010, dadas ao abrigo de um diploma (decreto-lei 167/2008) que tem por objectivo assegurar "a realização de missões de interesse geral, com vista à satisfação das necessidades fundamentais dos cidadãos". A Associação Portuguesa de Bancos (APB), o Automóvel Clube de Portugal (ACP), a Construtora Mota-Engil, a sociedade que gere o autódromo do Algarve e a Colecção Berardo foram algumas das entidades beneficiadas.

Segundo um relatório da Inspecção-Geral de Finanças (IGF), o Ministério do Trabalho deu 1,3 milhões de euros à APB para ajudar na aprendizagem dos bancários.

Já o Turismo de Portugal, liderado por Luís Patrão, entregou 1,4 milhões ao ACP ao abrigo de "actividades promocionais". Mais modesta foi a contribuição do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) que pagou 69 mil euros à Mota-Engil ao abrigo de estágios de formação profissional.

Também a sociedade Parkalgar, que gere o Autódromo do Algarve e que em 2010 enfrentou graves problemas financeiros, recebeu um cheque de Luís Patrão no valor de 1,1 milhões de euros para cobrir despesas de "actividades promocionais", outro cheque de um milhão de euros foi entregue a Joe Berardo pela generosa exibição da sua colecção de arte na Fundação de Arte Moderna e Contemporânea.

A Frente Tejo recebeu mais de 2,5 milhões para o Museu dos Coches, também com origem no Turismo de Portugal.

JOÃO LAGOS RECEBEU MAIS DE 1,2 MILHÕES

João Lagos, organizador de eventos como o Open do Estoril ou a Volta a Portugal em Bicicleta, recebeu duas ajudas do Turismo de Portugal. Um cheque de 837 mil euros para a empresa João Lagos Sports ajudaram na actividade promocional e um outro de 375 mil à mesma empresa ao abrigo do Programa de Intervenção do Turismo. Também a competição de golfe PGA European Tour recebeu apoios no valor de 3,5 milhões de euros.

Fonte: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano