terça-feira, 10 de maio de 2011

Ajuda Externa: Portugal vai pagar taxa de juro entre 5,5% e 6%

Olli Rehn anunciou hoje que a Comissão Europeia aprovou o plano de resgate a Portugal.

O anúncio foi feito em conferência de imprensa, após a decisão da Comissão Europeia, pelo comissário europeu para os Assuntos Monetários.

Na mesma ocasião, Olli Rehn revelou que a taxa de juro prevista para o empréstimo a Portugal - no valor total de 78 mil milhões de euros - será entre os 5,5% e os 6%.

A primeira tranche de ajuda a Portugal terá uma taxa de juro "acima de 5,5% mas seguramente abaixo de 6%".

"A taxa de juro é calculada de acordo com a fórmula do Eurogrupo que significa que significa seguir a política de preços do FMI, com um margem pequena e assim conduzir a taxa de juro, acima de 5,5 mas seguramente abaixo de 6%", afirmou em Estrasburgo.

Rehn garantiu ainda que Portugal "vai ter de voltar ao mercado antes do final do programa", embora não diga quando.

Declarações feitas no quadro da aprovação do pacote de ajuda a Portugal no colégio de comissários esta manhã, sem surpresa, uma vez que foi a Comissão que o elaborou em Lisboa com as autoridades nacionais, BCE e FMI.

O plano terá agora de passar pelo crivo dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), na reunião de 16 de Maio.

Questionado sobre qual o foco do programa português para os próximos três anos, Rehn referiu que o principal objectivo é o de "fomentar o crescimento e aumentar o emprego. Este programa foi pensado de forma a atravessar esses desafios", notou.

"Vai incluir, também, um programa de privatizaçõe muito importante. No geral o objectivo é repôr a confiança na economia portuguesa e criar emprego no Pais", acrescentou o responsável.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano