quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saúde: Viver com a Diabetes


Embora a diabetes ainda não tenha cura, esta doença pode ser tratada com bastante êxito. O tratamento deve concentrar-se, nomeadamente, na reposição dos níveis normais de glucose no sangue, o que, em combinação com uma vivência saudável, poderá ajudar a manter um bom controlo da diabetes.

Os Três Principais Aspectos do Tratamento da Diabetes São os Seguintes:
1. Alimentação adequada
2. Exercício físico
3. Medicação (insulina ou comprimidos), se necessário


Cerca de 75% das pessoas com diabetes tipo 2 são obesas. A prática do exercício físico regular e a redução de peso ajudam a estabilizar o controlo do nível de glucose no sangue.
Controlo de peso e diabetes
Alimentação saudável

A alimentação das pessoas diabéticas não é uma alimentação especial. Trata-se de uma alimentação saudável, normal, recomendada para toda a gente – rica em fibras em com baixo teor de açúcar e gordura. Os diabéticos podem consumir a maioria dos alimentos quotidianos, não sendo proibido nenhum produto alimentar. É essencial para um diabético comer várias vezes ao dia e respeitar o horário das refeições, pois só desta forma é possível, em conjunto com a medicação, controlar o nível de glicose no sangue.
Reduzir o consumo de gorduras

Reduza o consumo de gorduras e alimentos ricos em gordura e evite gorduras de origem animal e saturadas. Escolha leite e produtos lácteos com menor teor de gordura.
Logo que o médico lhe tenha diagnosticado diabetes, este deverá indicar-lhe um nutricionista para lhe fornecer conselhos em matéria de alimentação saudável. Estes conselhos incidirão sobre o modo de adaptar a sua alimentação habitual a uma alimentação mais equilibrada e estruturada, que ao mesmo tempo forneça prazer.
 É importante conseguir manter o seu peso num nível razoável.


Hábitos Gulosos
Não obstante os diabéticos não necessitarem de prescindir completamente do açúcar, os adoçantes poderão ser utilizados em bebidas e doces, em substituição do mesmo.
Os adoçantes podem ajudar a reduzir o consumo de açúcar

Os adoçantes ajudam os diabéticos a gerir melhor a sua própria alimentação, permitindo-lhes uma alimentação com baixo teor de açúcar, mais compatível com as recomendações nutricionais.
Os adoçantes são melhores para os dentes do que o açúcar e não contêm calorias.
A sacarina, o ciclamato e o acesulfame-K são compostos orgânicos com sabor doce mas que não fornecem energia. Nenhuma dessas substâncias afecta os níveis de glucose no sangue.



Conselhos para uma Alimentação Saudável
Alguns conselhos alimentares úteis para ajudar a controlar a diabetes:

1. Tente obter e manter o peso dentro dos limites adequados para a sua altura, sexo e actividade física.

2. Faça várias refeições ao dia pois desta forma torna-se mais fácil controlar os níveis de glicose no sangue. Nunca fique muitas horas sem comer.

3. Procure fazer as refeições a horas certas, de acordo com os conselhos do médico ou nutricionista. O horário das refeições deve ser adaptado às doses de insulina e horário em que são tomadas.

4. Procure reduzir o consumo de alimentos fritos e com muita gordura. Opte por alimentos com menor teor de gordura, como queijos com baixo teor de gordura, carne magra, bem como leite meio-gordo ou magro.

5. Procure consumir mais alimentos amiláceos com alto teor de fibras. As fibras existentes, por exemplo, nos feijões, ervilhas, lentilhas, legumes e frutas ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue.

6. Evite consumir produtos açucarados. Evite bebidas açucaradas. É mais aconselhável comer um bolo no final de uma refeição do que com o estômago vazio, pois desta forma não origina "picos" muito altos de glicose no sangue.

7. Não utilize sal em excesso. Uma elevada dose de sal contribui para uma pressão arterial alta.

8. Beba bebidas alcoólicas com moderação, mas nunca com o estômago vazio. O álcool pode causar hipoglicémia (ou um nível baixo de glicose no sangue), caso esteja a tomar injecções de insulina ou comprimidos.

9. Evite produtos alimentares e bebidas especiais para diabéticos. Além de serem caros, são desnecessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano