quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saúde: Terapias Caseiras Com Plantas

Cassia fistula
Cassia fistula pertence ao grupo botânico das leguminosas (Caesalpiniaceae). A árvore da Cassia tem idade bíblica e é encontrada nos trópicos. Das 400 plantas tropicais dessa espécie, 16 estão no mercado. As frutas Cassia — dependuradas na árvore que atinge até nove metros de altura — são canudos marrom escuros, que medem de 1 a 4 cm de diâmetro e 30 a 60 cm de comprimento. Nos canudos ocos, encontramos lamelas redondas fininhas, cobertas por uma polpa pegajosa, doce e saborosa e também algumas sementes, que não são comestíveis. Apenas chupamos a polpa das lamelas.

A Cassia oferece ajuda valiosa na desintoxicação física, evitando sintomas como tontura, dor de cabeça, prisão de ventre, nervosismo, depressão e eczemas que podem acompanhar a desintoxicação. 
1º Efeito laxante
O efeito laxante da Cassia é o mais conhecido. O intestino é apenas levemente estimulado, quando observamos os limites indicados para o consumo.

2º Efeito depurativo
A Cassia ajuda na transferência das toxinas do sangue para o intestino. Durante a desintoxicação, grande quantidade de toxinas podem provocar dor de cabeça e nervosismo. Devido ao consumo da Cassia, esses sintomas desaparecem quando as toxinas passam para o intestino.

3º Limpeza das células
A Cassia também ajuda a transportar as toxinas das células para o sangue. Ela contém senosídeos (glucosídeo), que aumentam a porosidade da membrana celular e atua como uma espécie de solvente para toxinas.

É melhor chupar a Cassia em jejum, no lugar do café da manhã. Ela também pode ser usada à noite ou entre as refeições, contanto que haja um espaço de três horas após a refeição e, pelo menos, de uma hora antes. Também é importante tomar água antes da Cassia.

Devemos começar com pequena quantidade — no primeiro dia, de duas a cinco lamelas, no segundo dia podemos dobrar a quantidade , que pode ser dobrada novamente no terceiro dia. É preciso parar quando aparece uma leve ardência na língua e no esôfago. Quando aparecem reações como diarréia, cólicas ou enjôo, precisamos diminuir a quantidade diária (é melhor tomar MENOS do que NADA).

Guardada em local fresco, ventilado e úmido, a Cassia é bastante durável. Se os canudos ficarem ressecados, podemos embrulhá-los em pano umedecido em água potável. Para abrir, usamos, de preferencia, um simples quebra-nozes. Quando guardamos as lamelas em vidros, elas se mantêm por mais tempo e são fáceis de transportar.

Veja também no livro "Plantas medicinais no Brasil — nativas e exóticas" de H Lorenzi e F.J. Abreu Matos, do Instituto Plantarum de Estudos da Flora, Nova Odessa - SP, www.plantarum.com.br
Remédio contra tosse
Picamos uma grande cebola roxa e colocamos em um jarro de vidro. Adicionamos mel suficiente para cobrir a cebola completamente. Adicionamos o suco de meio limão. Mexemos e deixamos a mistura até o dia seguinte. De manhã, a mistura estará menos viscosa e, depois de peneirar as cebolas pequenas, aquecemos e tomamos pequenos goles quantidades do suco durante o dia para aliviar a tosse seca irritante.
Cravos reduzem a pressão arterial
Tenho 64 anos. Desde que tomo cada manhã "água de cravos" minha pressão não subiu mais. Deixo cinco cravos de molho durante 24 horas em um copo d'água. Depois bebo o líquido — obviamente sem os cravos. (Fritz, PullsTipp, n º6, junho 2004)
alhoAlho contra frieira persistente
Principalmente quando o tempo está úmido e quente a minha frieira provoca coceira desagradável. Após diversas experiência mal sucedidas encontrei um remédio caseiro. Esfregando diversas vezes os locais com um dente de alho fresco partido ao meio a "teimosa" frieira desapareceu. (Katrin Fugger)
nabosUma dica da Rússia
Na Rússia, rabanetes são usados há muito tempo para tratar problemas de tireóide. Os pesquisadores russos notaram que uma substância química presente nos rabanetes ajuda a equilibrar os níveis dos hormônios da tireóide.
cebolasCompressa de cebola para dor de ouvido
Facilmente esquecemos essa ajuda simples quando a dor de ouvido é forte e precisamos agir depressa. O vapor da cebola melhora a circulação, aumenta a defesa e mata os germes.
Para a compressa, picamos uma ou duas cebolas, aquecemos com um pouco de água e colocamos dentro de uma meia de algodão. Deixamos durante duas a três horas sobre o ouvido que está doendo. Logo as dores diminuem e a infeção melhora. Caso necessário, precisamos repetir a compressa. Desta forma é possível evitar muitos antibióticos.
Compressas de cebolas deveriam ser aplicadas o mais cedo possível, quando começa a dor de ouvido. Quando a inflamação já está muito avançada o edema pronunciado exige outras medidas. (Ariane Müller, Rostock / Natur und Heilen 6/2003).
réstia de alhoAlho contra vermes
Quando eu era criança e tinha vermes ( oxiúros ou verme linha ) a minha avó receitava o seguinte:
três dias seguidos deveria tomar um copo de leite com dois dentes de alho amassados. O gosto era horrível. Entretanto, mais tarde isso também foi muito eficaz para os meus filhos. (PULstipp, dezembro, 2002)
alhosAlho contra o antraz
O Centro de Informação sobre Alho da Grã-Bretanha divulgou que o letal antraz é extremamente suscetível ao alho.
O alho é um antibiótico de largo espectro que até bloqueia a produção de toxinas por germes. Uma pesquisa mostrou que o alho é um antibiótico mais poderoso que a penicilina, ampicilina, dioxiciclina, estreptomicina e cefalexina, alguns dos antibióticos usados no tratamento do antraz.
orégano plantadoFontes ricas de antioxidantes
As ervas com a maior atividade antioxidante pertencem à família do orégano. Pesando a mesma quantidade de orégano fresco, maçã e laranja, verificamos que o orégano é 42 vezes mais ativo do que a maçã e 12 vezes mais ativo do que a laranja. Ervas e condimentos frescos são mais saudáveis e contém níveis de antioxidantes superiores aos produtos processados. Por exemplo, a atividade antioxidante de alho fresco é 1,5 vezes superior ao alho em cápsulas.(Journal of Agricultural and Food Chemistry 1.11.01)
romãA milagrosa romã
Se alguém estiver com a garganta inflamada, cortamos uma romã ao meio e fervemos em meio litro de água. Deixamos esfriar. Depois, tratamos da inflamação com gargarejos, três vezes ao dia. A romã também pode ser usada para prevenção. Tiramos a semente e deixamos a casca secar. Guardamos a casca para fazer um chá em época de gripe. Toda a família vai tomando este chá e ninguém fica com gripe.
cacho de bananasCombatendo as hemorróidas
No tronco de uma bananeira fazemos um corte e colhemos a seiva que escorre em um frasco amarrado no tronco. Depois, pingamos gotas desta seiva sobre as hemorróidas. Repetindo essa aplicação a dor e as hemorróidas vão desaparecendo.
taça de vinhoCombatendo a anemia
Misturamos um copo de vinho tinto com um ovo cru e uma colher de sopa de mel e bebemos — bem devagar — cada noite antes de dormir. Assim, enfrentamos a anemia e obtemos mais força.

maracujáMaracujá e diabete
A casca do maracujá é excelente fonte de pectina (fibra solúvel) que dificulta a absorção dos carboidratos.Por isso, o consumo de farinha de maracujá é indicado para o diabético, pois modula a glicemia sangüínea.
Para obter a farinha, lavamos a fruta e retiramos a polpa (as sementes). Colocamos a casca na assadeira e levamos ao forno baixo até secar. Trituramos e peneiramos. Guardamos em vidro esterilizado, seco e tampado.
A farinha é consumida diariamente durante as refeições: meia colher de sobremesa (no suco, na sopa, no arroz e feijão ou no leite do café da manhã). Após quatro dias de uso, repetimos o exame de glicemia e constatamos a redução. O efeito é imediato, porém o consumo precisa ser contínuo. (Dra. Helena Bernardo)
batata inglesaPara queimaduras
Colocamos batata inglesa ralada sobre a queimadura de 1º e 2º grau. Espalhamos e deixamos 1/2 cm durante uma noite inteira. Colocamos a camada seguinte sobre a anterior seca. Usamos duas vezes ao dia para queimadura de 1º grau e quatro vezes ao dia para queimaduras de 2º grau.
Para tosse
Compressas com batata aliviam a tosse nas crianças. Cozinhamos três batatas, amassamos com a casca e embrulhamos em um pano. Depois colocamos sobre o peito e cobrimos com um pano de lã. Com isso desaparece mesmo uma tosse muito forte!
cebolaCebola contra diabete
As cebolas apresentam um forte poder curativo contra a diabete. Em muitas culturas a cebola pertence tradicionalmente aos remédios contra essa doença. O primeiro estudo científico indicando a cebola como remédio para o diabético data do ano 1923. Pesquisas recentes confirmaram o efeito da redução do açúcar no sangue (por exemplo, tomando 25 a 200 ml de suco fresco por dia). Parece que as cebolas atuam sobre o fígado. 
(
Natur und Heilen, março de 2002)
cebolaCebola e resfriado
Um remédio caseiro antigo contra resfriado é o seguinte: coloque à noite, no criado mudo, uma cebola partida ao meio, com a face cortada para cima.
gengibreAtenuar dores dos doentes com artrite
Uma pequena quantidade diária de gengibre  que tem propriedades anti-inflamatórias  atenua as dores, diminui o inchaço e aumenta a mobilidade dos doentes com artrite.
alhoDica da Mica
A maneira mais simples de combater o herpes labial consiste em partir um dente de alho e passar na feridinha. O alho também é muito útil no tratamento do "pé-de-atleta". Quando aparece uma micose, passamos um dente de alho fresco, esmagado, entre os dedos do pé. Nenhuma lesão resiste a este tratamento.
limãoMãos úmidas
Quem tem as mãos sempre úmidas pode, cada manhã, colocar quatro a cinco gotas de suco de limão (de preferência de cultura orgânica) em cada palma e friccionar até absorver. O suco de limão também é um excelente desodorante nas axilas.
limãoManeira simples de aliviar a dor de cabeça
Coloque casca de limão sobre a testa e deite para descansar durante meia hora . Logo, logo você começa a sentir o efeito.
cenouraCataplasma de cenoura para a garganta irritada
Cathy Rogers, Seattle, EUA
Quando pacientes chegam ao consultório reclamando de dor de garganta, freqüentemente recomendo um cataplasma de cenouras.

Este é um remédio antigo que rapidamente alivia a inflamação de garganta. Para o tratamento, você precisa de uma cenoura grande, um lenço de algodão, um pano fino de algodão e um cachecol de lã. Ralamos a cenoura e colocamos no centro do lenço. Dobramos duas pontas opostas do lenço para achatar a cenoura. Colocamos em volta da garganta e prendemos o lenço com um alfinete. Mergulhamos o pano em água gelada, torcemos e amarramos em cima do cataplasma. Cobrimos tudo com o cachecol de lã e prendemos. Deixamos em volta da garganta de 30 a 45 minutos, ou até que o cataplasma fique quente. Repetir o tratamento tantas vezes quanto necessário (pode ser durante a noite inteira).
Um cataplasma frio melhora a irritação e reduz a inflamação e o inchaço. Também estimula a circulação e a drenagem linfática. Já experimentei o tratamento usando só uma compressa fria, mas é bem mais eficiente quando usamos também a cenoura.
copinho azulComo limpar os olhos de maneira natural
Enchemos o copinho plástico para banho ocular com água e quatorze gotas de suco de limão. Encostamos o copinho no olho e piscamos doze vezes. Jogamos a água fora e preparamos outra solução para o outro olho. Assim, limpamos os olhos de maneira natural permitindo que a luz solar ative as glândulas pineal, tireóide e timo. Isto estimula a produção de melatonina e mantém a pessoa ativa e alerta. (Orientação recebida do médico indiano Dr. Ramchand Bulchand, http://www.bulchand.comdurante o seminário prático realizado no 7º Congresso da União Vegetariana em Widnau, Suíça, em julho de 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano