segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Documentos do Wikileaks Revelados

Ficheiros secretos ridicularizam líderes mundiais

por DN.PTOntem
Ficheiros secretos ridicularizam líderes mundiais
Os documentos colocam a descoberto alguns segredos de vários líderes mundiais. E acusam Hillary Clinton de ter dado ordens para "espiar" aos diplomatas americanos na ONU.
Segundo os documentos divulgados pela Wikileaks, citados pelo alemão Der Spiegel, a secretária de Estado Hillary Clinton terá dado instruções aos diplomatas norte-americanos nas Nações Unidas (ONU) para que "espiassem" os diplomatas de outros países, recolhendo informação sobre as suas contas de e-mail e outros dados de acesso à Internet, cartões de crédito e até material genético. Através dos seus diplomatas na ONU e das suas embaixadas no estrangeiro, os Estados Unidos criaram uma "rede de espionagem" internacional.
As instruções terão sido dadas formalmente através de uma directiva assinada por Hillary Clinton, que terá entrado em vigor a 31 de Julho de 2009, mas que terá sido iniciada pela secretária de Estado de George W. Bush, Condoleeza Rice. O site Wikileaks divulgou hoje 251.287 mensagens de correio diplomático norte-americano, que cobrem um período até Fevereiro de 2010 e põem a descoberto a política externa norte-americana.
Leia aqui o que é escrito sobre alguns dos principais líderes mundiais:
Muamar Kadafi (líder da Libia) - Usa botox e é um verdadeiro hipocondríaco que filma todos os exames médicos que realiza. Anda sempre acompanhado de uma vistosa enfermeira loira ucraniana.
Vladimir Putin (primeiro-ministro russo) - É descrito como machista e autoritário.
Nicolas Sarkozy (presidente francês) - A diplomacia norte-americana não mostra grande apreço pelo líder francês, que é seguido com atenção com receio de qualquer movimento para desautorizar a política exterior americana.
Silvio Berlusconi (primeiro-ministro italiano) - Nos relatórios são descritas as "festas selvagens" do líder italiano, algo que desperta uma profunda desconfiança em Washington.

Mahmoud Ahmadinejad (presidente do irão)
 - O líder iraniano é comparado a Adolf Hitler.

Angela Merkel (chanceler alemã)
 - A dama de ferro germânica é descrita com uma pessoa que "evita os riscos e raramente é realista".
De acordo com alguns sites de jornais internacionais que tiveram acesso aos documentos, a publicação destes ficheiros secretos pode colocar seriamente em causa as relações dos Estados Unidos com alguns dos seus principais aliados.Em outros casos são colocados em dúvida alguns projectos importantes de política exterior, como a proximidade entre os EUA e a Rússia e o apoio a certos governos árabes.
Veja os trabalhos dos sites que publicaram a informação do Wikileaks:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano