quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Saude: Antibarriga (Dieta)

Antibarriga (Dieta)

Antibarriga (Dieta)

Reduzir a gordura abdominal é mais simples do que imagina. Basta beber duas chávenas de chá verde por dia, adoptar um estilo de vida mais activo e seguir uma dieta equilibrada

Os antioxidantes do chá verde, conhecidos por catequinas, deram novas provas da sua eficácia em termos de adelgaçamento.

Uma recente pesquisa da American Society for Nutrition garante que esta bebida é eficaz na redução da massa gorda abdominal e da gordura abdominal subcutânea, podendo mesmo representar um benefício extra para quem tem excesso de peso.

Este é o primeiro estudo feito com uma população ocidental e garante que a receita para reduzir a gordura abdominal e perder volume é simples: beber duas chávenas de chá verde rico em catequinas por dia.

O segredo está nas catequinas, um fitonutriente da família dos polifenóis, com uma forte acção antioxidante. Segundo os autores do estudo, há evidências científicas de que o seu efeito termogénico ajuda o organismo a gastar, sob a forma de calor, a energia dos alimentos em vez de a armazenar sob a forma gordura.

Estas substâncias estão presentes em diversas infusões preparadas a partir da planta camellia sinensis (como o chá preto e o oolong), mas é no chá verde que a concentração de catequinas é mais elevada, isto porque as folhas de chá passam por um processo de fermentação muito curto.
Este estudo norte-americano vem, assim, reforçar o que outros estudos asiáticos já haviam indicado: as catequinas do chá verde têm efeitos benéficos na regulação da composição corporal, reduzindo a gordura na zona abdominal.

Quem participou?

O estudo decorreu durante 12 semanas e contou com a participação de 107 adultos saudáveis, entre os 21 e os 65 anos. Os homens tinham, em média, 90 cm de cintura e as mulheres 87 cm.

Os voluntários foram divididos em dois grupos: um consumia diariamente 500 ml de chá verde, com 625 mg de catequinas, e o outro ingeria igual quantidade de uma bebida sem catequinas. Os voluntários podiam tomar a bebida a qualquer hora do dia, acompanhada ou não de outros alimentos.

O que fizeram?

Todos os voluntários foram aconselhados a manter a sua alimentação habitual e a evitar o consumo de outros chás, alimentos e bebidas com cafeína ou suplementos dietéticos. Os dois grupos foram ainda incentivados a praticar uma actividade física, 180 minutos por semana, e a frequentar sessões de ginástica supervisionada três vezes por semana.

Qual o resultado?

Após as 12 semanas, detectou-se uma redução mais significativa da massa gorda abdominal (7.7%) e da gordura abdominal subcutânea (6.2%) no grupo que ingeria o chá verde rico em catequinas, comparativamente ao outro grupo. Estes resultados foram também acompanhados de uma redução dos níveis de triglicéridos (gorduras prejudiciais) no sangue, bem como da diminuição do peso corporal total.
Adeus gordura, olá silhueta

Portugal, segundo uma investigação nacional realizada em 2006, 67,8% da população tem um perímetro da cintura superior ao normal.

Os especialistas alertam que existe um risco acrescido na acumulação de gordura na zona abdominal, porque está fortemente associada ao desenvolvimento de patologias como as doenças cardiovasculares e a diabetes, bem como dos factores que estão na sua génese – a hipertensão e o colesterol.

Se é o seu caso, reduzira gordura abdominal é não só uma necessidade estética mas também uma emergência de saúde. Por isso, com a ajuda da nutricionista Helena Cid, definimos um plano que vai ajudá-la a concretizar esse objectivo.

Este plano, que beneficia das propriedades adelgantes do chá verde, assenta em três regras fundamentais:
  • Beber duas chávenas de chá verde rico em catequinas por dia
    Sem adição de açúcar ou leite, o chá verde não tem calorias e é livre de gorduras, por isso pode tornar-se na bebida de eleição de quem pretende controlar o peso.
  • Seguir o plano alimentar aconselhado neste artigo
    Foi especialmente formulado para favorecer a perda de gordura abdominal.
  • Praticar actividade física
    O estudo da American Society for Nutrition reforça a ideia de que o exercício físico é fundamental para alcançar bons resultados: quando aliado a um estilo de vida activo, que inclua a prática de actividade física, o consumo diário de chá verde rico em catequinas pode potenciar resultados com maior facilidade.
  • Conselhos úteis

    A nutricionista Helena Cid recomenda:
    - Comece a semana com o pé direito e vá ao ginásio logo pela manhã. Se não gosta de ambientes fechados, pode sempre fazer meia hora de bicicleta ou um passeio ao ar livre. Com estas actividades pode queimar pelo menos 300 kcal.

    - Deixe de ser dependente do elevador e aproveite a potencialidade das escadas para pôr a sua barriguinha na ordem!

    - Ao fim do dia, dedique algum tempo a si à família. Faça uma aula de natação com o seu filho, experimente 30 minutos de jogging ou aprenda yoga com os mais novos. Vai ganhar anos de vida!

    - À hora do almoço, faça uma pequena caminhada, vá até à sala de cinema mais próxima e surpreenda a sua família com bilhetes para o último filme de animação.

    - Durma pelo menos oito horas num lugar tranquilo. Mantenha sempre a mesma rotina, a mesma hora de ir para a cama e de acordar, mesmo aos fins-de-semana!

    - Se se deitar tarde, pode fazer uma ceia com um copo de leite magro ou um iogurte natural magro.
    Segunda-feira

    Pequeno-almoço

    1 iogurte magro de aroma sem açúcar + 1 fatia de pão de centeio integral com creme vegetal/margarina.

    Meio da manhã
    1 iogurte magro de aroma à escolha sem açúcar.

    Almoço
    1 sopa de cenoura e abóbora + 1 bife de peru grelhado com arroz integral e esparregado de espinafres + 1 cacho pequeno de uvas + 1 chá verde rico em catequinas sem açúcar.

    Meio da tarde
    1 chá verde rico em catequinas sem açúcar + 1 fatia de pão integral com queijo fresco.

    Jantar
    1 sopa de espinafres + lulas estufadas com cebola, tomate, 1 batata pequena e ervilhas tortas ou feijão verde + 1 maçã cozida.

    Terça-feira
    Pequeno-almoço
    1 batido de leite magro com fruta + 1 fatia de pão de milho com margarina.

    Meio da manhã
    2 tangerinas + 1 chá verde rico em catequinas sem açúcar.

    Almoço
    1 salada de agrião, alface e rúcula com um fio de azeite virgem extra + cogumelos com um ovo mexido e arroz integral + 1 laranja.

    Meio da tarde
    1 chávena de chá verde rico em catequinas sem açúcar + 1 fatia de pão de mistura (por exemplo de trigo e centeio) com queijo fresco.

    Jantar
    Sopa de grão com espinafres + delícias do mar, camarão e massinhas + 1 maçã assada.
    Quarta-feira

    Pequeno-almoço
    1 taça de cereais integrais de pequeno almoço sem açúcar com leite + 1 banana pequena.

    Meio da manhã1 chá verde rico em catequinas sem açúcar + 1 pêssego.

    Almoço1 sopa de ervilhas + tagliatelli com 1 bife de frango grelhado e legumes salteados + 1 taça de gelatina.

    Meio da tarde1 chá verde rico em catequinas sem açúcar + 1 iogurte magro de pedaços sem açúcar com uma colher de sopa de cereais integrais.

    Jantar1 sopa de ervilhas + 1 posta de peixe grelhado ou ao vapor com duas ou três colheres de sopa de arroz integral e lentilhas ou feijão encarnado + 1 fatia de melancia.
    Quinta-feira

    Pequeno-almoço
    1 fatia fina de pão de mistura (de trigo e centeio por exemplo) com queijo fresco + 2 ameixas.

    Meio da manhã
    1 chá verde rico em catequinas sem açúcar + 1 torrada integral com uma colher de chá de geleia.

    Almoço
    1 sopa de espinafres + almôndegas de peru com esparguete integral e legumes salteados + 1 quivi.

    Meio da tarde
    1 chá verde rico em catequinas sem açúcar + 1 iogurte natural com uma banana pequena.

    Jantar
    1 sopa de cenoura com alho francês + 1 posta de peixe grelhado com 1 batata pequena e brócolos cozidos + 1 taça de morangos.
    Sexta-feira

    Pequeno-almoço
    1 fatia de pão de mistura com sementes com creme vegetal/margarina + 1 chávena de chá verde rico em catequinas, sem leite nem açúcar.

    Meio da manhã1 copo de leite magro sem açúcar + 1 pêssego ou nectarina.

    Almoço1 sopa de alho francês + frango estufado com milho cozido e 3 colheres de sopa de arroz e salada de tomate + 1 fatia de ananás ou abacaxi.

    Meio da tarde1 chá verde rico em catequinas sem açúcar + 2 tostas integrais com creme vegetal para barrar/margarina.

    Jantar1 sopa de espargos + lombo de salmão com legumes salteados e 1 batata pequena cozida + 1 taça de frutos vermelhos.
    Sábado

    Pequeno-almoço

    1 taça de cereais sem açúcar com leite magro + 1 pêra.

    Meio da manhã
    1 chá verde rico em catequinas sem açúcar + 2 tostas pequenas integrais com creme vegetal para barrar/margarina.

    Almoço
    1 sopa de abóbora + lasanha de atum com espinafres + ananás com canela.

    Meio da tarde
    1 chá verde rico em catequinas sem açúcar + 3 biscoitos de trigo integral.

    Jantar
    1 sopa de espinafres + lombinhos de peixe estufados com ervilhas + 1 tangerina.
    Domingo

    Pequeno-almoço
    1 chá verde rico em catequinas sem açúcar + 1 tosta de pão integral com uma fatia de fiambre magro.

    Meio da manhã
    6 bagos de uva grandes + 1 fatia de pão de milho.

    Almoço
    1 sopa de ervilhas + mistura de legumes com lombinhos de frango cozidos ao vapor + 1 espetada de frutas a gosto.

    Meio da tarde
    1 chá verde rico em catequinas, sem açúcar nem leite + 1 fatia fina de pão de mistura com meio queijo fresco.

    Jantar
    1 sopa de legumes + sardinhas assadas com molho de coentros e 1 batata cozida + 1 salada de alface e tomate com um colher de sopa de azeite + 1 fatia de melão.

    CHÁ VERDE


    A melhor forma de preparar

    Água: Utilize água fresca, da torneira ou engarrafada, e ferva-a sempre numa chaleira limpa. 

    Temperatura: 
    Não deixe ferver a água demasiado porque assim perde o seu oxigénio, subtraindo, depois, sabor ao chá. O chá verde deve ser preparado a cerca de 80º C. 

    Duração da infusão: 
    Para a preparação do chá, as saquetas ou folhas devem estar em infusão durante 2-3-minutos Depois, está pronto a beber. 

    Armazenamento: 
    Mantenha o chá num local longe da luz e do calor, para evitar a alteração das suas características organolépticas.


    Texto: Joana Martinho 

    Revisão científica: Dra. Helena Cid, nutricionista, membro da Associação Portuguesa de Nutricionistas.

    A responsabilidade editorial e científica desta informação é da revista
     

Um comentário:

  1. Muito bom, mas não deu pra ler tudo. Apareceu um mancha em cima do texo...

    http://quepeso.blogspot.com

    ResponderExcluir