terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guerra: Coreia do Norte vs Coreia do Sul

De acordo com o porta-voz de Incheon, capital da ilha sul-coreana de Yeonpyeong, o local está em «estado de caos total» e sofreu «danos graves» depois do ataque da Coreia do Norte em que foram disparados pelo menos 50 projécteis de artilharia.Após o ataque inicial, a Coreia do Sul ripostou e ambos os países trocaram fogo do qual resultaram incêndios que estão activos nas imediações de cerca de 70 residências. A energia eléctrica ainda não foi restabelecida.
«Os incêndios nas montanhas estão a expandir-se rapidamente a toda a ilha» assinalou numa nota de imprensa o porta-voz de Incheon, que é a capital da região do arquipélago de pouco mais de 1600 habitantes.
As autoridades sul coreanas deram ordens para que os habitantes locais, que na sua maioria são pescadores e soldados, se deslocassem para os refúgios anti-aéreos.
O fogo que a Coreia do Norte abriu sobre a ilha localizada no Mar Amarelo, a apenas 12 quilómetros da fronteira norte-coreana, causou a morte a dois soldados do Sul e provocou dezenas de feridos entre militares e civis.
O exército de Seul respondeu imediatamente com 80 projécteis e colocou vários caças de combate em alerta para responder ao mais grave confronto entre os dois países desde que, em Março, a Coreia do Norte  afundou uma corveta sul-coreana e provocou a morte aos 46 tripulantes, todos militares.
De acordo com o diário espanhol El Mundo, devido à sua proximidade da Coreia do Norte, estas ilhas já tinham sido palco de combates em1999, 2002 e em 2009.
Dois dias depois da confirmação das suspeitas de que a Coreia do Norte construiu instalações para enriquecer urânio, acontece este ataque, o que vem aumentar a tensão entre os dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano