domingo, 21 de novembro de 2010

Saude: Combater o Colesterol de Forma Natural

Como baixar o colesterol

Saiba como baixar o colesterol com as dicas abaixo:
Evite comer:
  • alimentos gordurosos
  • enchidos como mortaleda, salame, presunto…
  • queijos amarelos como catupiry, mussarela…
  • frituras devem ser exterminadas de sua dieta
  • gordura trans
  • diminua o consumo de doces em geral
Coma mais:
  • leite e iogurtes devem ser desnatado
  • queijos brancos e light
  • pratique atividade física
  • coma carnes grelhadas ou cozidas
  • aumente o consumo de frutas e de sucos de frutas naturais
  • coma diariamente legumes e hortaliças

Remédios Caseiros Para Baixar o Colesterol

1 - Um ótimo remédio para o colesterol é uma salada fresca de alface com cenoura e limão. Este é um prato simples, barato e fundamental no tratamento do colesterol. Faça uma salada com alface picada, cenoura crua ralada, cebola em rodelas e tempere com 1 limão espremido e alguns dentes de alho fresco.

Além disso, corrija a sua dieta e coma mais frutas e vegetais, diminuindo drasticamente o consumo de alimentos gordurosos e fritos.
colesterol alto é uma doença silenciosa que se não for devidamente tratada pode levar ao entupimento de artérias, causando problemas mais graves no coração e até mesmo no cérebro.
2 - Cozinhe 2 alcachofras (flores e folhas) em 1250ml de água, quando a água levantar fervura aguarde aproximadamente 7 minutos e desligue o fogo. Tome o caldo desta cozedura durante todo dia. Esse procedimento deve ser repetido 3 vezes por semana.
 A alcachofra é uma planta considerada protetora do fígado e possui um grande poder no combate do colesterol.
O colesterol é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Ele não pode ser visto nem percebido no sabor dos alimentos. Existem dois tipos principais de colesterol: o LDL (o mau colesterol) e o HDL (o bom colesterol). Em pequenas quantidades, o colesterol é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.
Evitar ingerir alimentos de origem animal e também alimentos gordurosos como frituras é uma atitude inteligente de quem tem o coleterol em níveis aumentados, mas usar na alimentação frutas e legumes frescos e cereais integrais, auxiliam o organismo a eliminar excesso de godura do sangue resultando em saúde.

O chá preto é um ótimo remédio natural que ajuda a baixar o colesterol. Assim como o consumo de alho e do óleo de limão.

Pessoas que têm problemas com a colesterol devem optar por fazer uma alimentação rica em frutas e vegetais e diminuir drasticamente a ingestão de alimentos gordurosos.
A cafeína presente no chá preto auxilia no combate às placas de gorduras e tem um efeito protetor em relação ao colesterol.
Beba 3 chávenas de chá preto por dia, com uma alimentação equilbrada e continue com a medicação indicada pelo seu médico.

Azeite faz baixar o colesterol

A doença coronária está associada ao colesterol elevado, e estudos comprovam que o consumo de azeite de boa qualidade podem reduzir o colesterol  do sangue.
O  azeite possui propriedades que impedem a oxidação da gordura boa que circula no sangue (LDL) além de possuir vitamina E,compostos fenólicos e flavonóides que são poderosos antioxidantes e desempenham um papel vital para a remoção de impurezas e desintoxicação de radicais livres, além de possuir efeitos anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos.
Sabe-se que além dos fatores genéticos que determinam maior tendência à doenças do coração a dieta é uma parte fundamental para a prevenção e tratamento das doenças cardíacas.
As  gorduras saturadas como a manteiga sãos as responsáveis pela subida do colesterol e a substituição destas por gorduras insaturadas como o azeite, é uma das estratégias para reduzir o coleterol do sangue.
O azeite proporciona sem dúvida, de acordo com estudos científicos,um fator de proteção extra ao coração.

Alimentos para o colesterol

Alguns alimentos que diminuem o colesterol mau e aumentam o colesterol bom são:
Alho: por conter uma substância chamada alicina, combate os níveis do mau colesterol e controla a pressão, diminuindo o risco de infartes,
Aveia: É uma grão que ajuda a desentupir as artérias e aumenta os níveis de colesterol bom,
Azeite: Usado em inúmeras receitas, fortalece o coração, protegendo contra enfartes, combate o mau colesterol e aumenta o bom colesterol,
Vinho tinto: pode impedir que as moléculas de gordura se fixem nas paredes das artérias, desentupindo e facilitando a passagem do sangue,
Peixe: Ajuda a previnir o agrupamento das plaquetas, que formam os coágulos e podem entupir as artérias.

Alimentação boa para colesterol

Uma alimentação boa para reduzir o colesterol deve ser rica em frutas, vegetais crus, cozidos e peixes. A forma de preparação dos dos alimentos faz toda a diferença, por isso mesmo que seja peixe, se for frito ou cheio de molhos já não será a melhor opção se tem o colesterol alto, sendo assim:
  • Introduza uma peça de fruta ao café da manhã e lanche da tarde.
  • Às refeições principais como almoço e jantar coma sempre uma salada
  • Antes de dormir beba um iogurte ou copo de leite de soja.
Fazer as refeições com intervalos regulares ajuda a emagrecer, o que em muitos casos é essencial para a redução do colesterol e de complicações como a pressão alta.

Tipos de azeite

Os benefícios do azeite para a saúde estão comprovados científivamente, especialmente na prevenção de doenças coronárias regulando a pressão arterial e o colesterol. Conhecer os tipos de azeite pode ajudar a tirar o melhor partido desta gordura vegetal.
Os azeites que são comercializados podem ser  classificados e distinguidos em qualidade de acordo com o seu grau de acidez e de peroxidação, sendo que o tipo da azeitona e o processo de estração do azeite são de extrema importância na definição da qualidade e aromas do azeite, de  maneira geral o azeite pode ser:
  • Virgem- quando não sofreu nenhum refinamento químico, e por isso este e o mais saudável e indicado para temperar saladas.
  • Refinado- O azeite refinado tem menor qualidade pois os processos de refibnamento retirou não só parte do sabor característico e aroma, como também as vitaminas e nutrientes alí presentes.
  • Composto- é um produto mais barato, feito a partir da mistura do azeite refinado com outros tipos de óleo como o de soja. tem uma qualidade nutricional inferior aos dois anteriormente citados.
O consumo diário de azeite de boa qualidade  deveria somar 200 Kcal por dia, que é o equivalente a 4 colheres de sopa.

Como identificar um bom azeite

Para identificar e escolher um azeite que aumente o valor nutricional das refeições é preciso conhecer quais parâmetros avaliar.
O azeite é classificado em diversos  tipos comerciais, sendo que a sua qualidade está intimamente relacionada com o seu grau de acidez.
A acidez é a característica mais importante do  azeite, pois refere-se à qualidade da sua gordura. Sendo assim, quanto menor for a acidez melhor será  azeite devido à sua fácil digestibilidade, sendo ideal para a dietas de bebês por exemplo.
O cheiro, o sabor e a cor, são características intimamente relacionadas com os componentes presentes na azeitona e  métodos de extração do óleo a partir da azeitona.
Outros aspecto a se considerar é o tempo em contacto com o ar, que se denomina peroxidação no rótulo do azeite. Este parâmetro determina a intensidade do sabor 
Todos esses fatores em conjunto devem ser avaliados no ato da seleção de um bom azeite a se consumir e garantir a saúde do coração.

3 comentários:

  1. Boas orientações, como estas que acamos de ler, são importantíssimas para que tenhamos uma vida saudável.

    ResponderExcluir
  2. achei o teor da orientação de grande importância.

    ResponderExcluir
  3. Muito orientadora esta leitura

    ResponderExcluir

Extensor peniano