Os super-ricos de todo o mundo tinham escondidos em paraísos fiscais, no final de 2010, nada menos de 21 biliões de dólares (17 biliões de euros), tanto como a economia dos EUA e do Japão juntas. Um bilião é um milhão de milhão.
E este número é conservador, na verdade o valor real poderá chegar a 31 biliões de dólares, diz James Henry, autor do estudo The Price os Offshore Revisited, e antigo economista-chefe da consultora McKinsey. O estudo tem em conta apenas os depósitos e os investimentos e não contabiliza, por exemplo, propriedades e iates...
O relatório surge numa altura em que vários países estão a endurecer o combate à evasão fiscal e ao branqueamento de capitais - a Alemanha, por exemplo, ainda recentemente pagou 3,5 milhões de euros por um CD com informação de centenas de fortunas alemãs que escaparam ao Fisco e estão escondidas em depósitos bancários na Suíça.
"As fortunas escondidas nos paraísos fiscais são um verdadeiro 'buraco negro' na economia mundial e que poderiam ser chamadas a ajudar a resolver a atual crise financeira", considera James Henry.
Fonte: Dinheiro Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário