A agência de notação financeira Moody's baixou em dois níveis o 'rating' da dívida italiana, de A3 para Baa2.
A agência de notação financeira Moody's anunciou na quinta-feira a decisão de baixar em dois níveis o 'rating' da dívida italiana, de A3 para Baa2, mantendo uma perspetiva negativa.
A Moody's justificou a decisão com a confiança dos mercados "cada vez mais frágil" e o "risco de contágio" proveniente da Grécia e Espanha, manifestando preocupação com a menor vontade que constata por parte dos investidores estrangeiros em adquirirem títulos
italianos.
"O risco de saída do euro pela Grécia aumentou, o sistema bancário espanhol vai registar maiores perdas do que o previsto e os desafios próprios do financiamento de Espanha são maiores do que o reconhecido previamente", refere a agência em comunicado.
Por outro lado, a Moody's constata que as perspetivas a curto prazo da economia italiana "deterioraram-se", já que o país regista um crescimento mais débil e um desemprego crescente, o que, aponta, "cria um risco de incumprir os objetivos de consolidação fiscal".
A agência de notação financeira alerta que o incumprimento das metas fiscais "poderá debilitar ainda mais a confiança do mercado, aumentando o risco de uma interrupção súbita no financiamento do mercado".
Fonte: Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário