O Governo anunciou há apenas um mês a revisão das previsões de desemprego para este ano e o próximo. No entanto, segundo os números hoje publicados pela OCDE, essa revisão já deverá estar desatualizada. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico estima que Portugal terá uma taxa de desemprego de 16,3% em 2013.
A evolução da taxa de desemprego tem tido um comportamento que o próprio Governo admite estar a ter dificuldades em antecipar. "O desemprego atingiu níveis sem precedentes, muito mais elevados que o previsto inicialmente", afirmava Vítor Gaspar Gaspar em abril deste ano. O Ministério das Finanças foi apresentando novos números no sentido de um maior agravamento do desemprego: Orçamento do Estado em outubro de 2011, orçamento retificativo em março deste ano e comunicação do ministro em junho.
Hoje, a OCDE voltou a colocar um ponto de interrogação sobre as mais recentes previsões do Governo. Enquanto Gaspar disse esperar uma taxa de desemprego de 16% em 2013, a OCDE estima que ela atinja nos 16,3% no final do ano, com uma taxa média de 16,2%.
As previsões da OCDE apontam para uma evolução contínua do desemprego ao longo deste ano, fechando o quarto trimestre nos 15,8% (hoje está nos 15,2%). Em 2013, a taxa chegará aos 16,3% no segundo trimestre e manterá esse nível até ao final do ano.
Fonte: Dinheiro Vivo
Fonte: Dinheiro Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário