quarta-feira, 4 de maio de 2011

Saiba como escolher peixe fresco

peixe fresco Saiba como escolher peixe fresco
Os nossos “bem treinados” olhos já adquiriram uma tendência natural para focar os preços baixos a vários metros de distância!

Mas no que se refere a alimentos tais como opeixe e a carne fresca, devemos ter sempre alguns cuidados especiais na sua selecção para melhor beneficiarmos das suas propriedades… e depois claro, olhamos novamente para o preço…

APRENDA A ESCOLHER PEIXE FRESCO

Quando comprar peixe fresco, atente às seguintes características:

Cor: a carne de ter uma cor brilhante e intensa. E em alguns casos, como o do tamboril, ao abri-lo devem ver-se as veias.

Aspecto geral: A peça deve ter escamas e uma carne dura, a pele brilhante, as tripas limpas e brancas, as guelras brilhantes e rosadas, e os olhos sem sangue.

Conservação: Os peixes que melhor se conservam costumam ser os de escamas duras como o robalo, a garoupa, o rodovalho ou o linguado.

Odor: Devemos sentir um leve cheiro a peixe; se for muito intenso é porque já perdeu frescura.

Origem: Os peixes selvagens são maiores, têm uma pele escura e a sua carne é mais rija. Os de viveiro têm um tom acinzentado e a barbatana do rabo é mais aberta.


Recomendo que veja o seguinte vídeo da DECO Proteste onde são também sugeridas algumas formas de reconhecer peixe fresco:


CONSERVAR PEIXE FRESCO

Seja muito cuidadoso no que se refere à conservação do peixe fresco.

No frigorífico – Guarde o peixe inteiro sem o descamar e proteja-o de forma a evitar o contacto com o ar. Um peixe com escamas pode chegar a durar 10 dias dentro do frigorífico.

No congelador – Se vai optar por congelar o peixe fresco, peça na peixaria para que o descamem e cortem em filetes. O peixe deverá ser bem escorrido e envolvido em papel aderente ou de alumínio. Congele-o o mais rapidamente possível após a compra para que não perca as suas propriedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano