segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cancro Detectado a Partir de Foto no Facebook

Cancro detectado a partir de foto no Facebook (Sol)

Uma menina de dois anos teve a vida salva depois de uma enfermeira ter visto uma fotografia sua no Facebook. A criança exibia um sintoma visível de cancro, detectado a tempo.


Era um pequeno pormenor que teria escapado a qualquer olhar, mas não ao de um técnico de saúde habituado a lidar com doentes oncológicos.

Numa foto de Grace Freeman, uma menina britânica de dois anos, exibida no perfil da mãe Michele, a enfermeira Nicola reparou que o efeito de olhos vermelhos, que ocorre vulgarmente em fotografias com flash, era só visível num dos olhos da criança. No outro olho, o esquerdo, surgia um reflexo branco.
«Estava a ver as fotografias e notei algo anormal», contou a enfermeira de Manchester ao diário inglês The Sun.«Normalmente, quando o efeito do flash é visível nos olhos, surge a cor vermelha. Quando o brilho é branco, significa que algo está mal».

Nicola, com 20 anos de experiência, recomendou a Michele que levasse a filha a uma consulta de rotina. Posteriormente, acabaria por ser diagnosticado um retinoblastoma a Grace.

O diagnóstico precoce permitiu um combate eficaz ao cancro ocular. Grace, que terá que ser acompanhada pelos médicos o resto da vida, não apresenta sequelas.

«Não há dúvidas que a Nicola salvou a vida da minha filha», declarou Michele, que disse «um gigantesco obrigado» à enfermeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano