sábado, 23 de outubro de 2010

O optimismo cura e... 10 Passos para ser optimista

O optimismo cura

Ser optimista é a atitude saudável mais simples de adoptar: basta querer

Da saúde ao bem-estar, da vida profissional às relações pessoais, vários estudos têm vindo a demonstrar que o optimismo tem reflexos positivos em diversas áreas da vida. Seja mais positivo e goze os benefícios.
O optimismo é um estado de espírito associado a «uma atitude positiva em relação ao mundo e a uma expectativa de que, em geral, as coisas irão correr bem», resume a especialista em Psicologia Positiva e fundadora do Clube do Optimismo, Maria do Carmo Oliveira.
É sorrir num dia cinzento, é valorizar o presente e é entusiasmar-se com o futuro. Isso não quer dizer que tudo corre bem na vida dos optimistas ou que estes não têm problemas. Têm, claro, mas sabem olhar para eles através do optimismo, acreditando que vão resolvê-los da melhor forma.
De acordo com Maria do Carmo Oliveira, «as pessoas optimistas tentam alcançar os seus objectivos, mantendo uma postura confiante e persistente ainda que se deparem com uma dificuldade; enquanto os pessimistas mantêm uma atitude de dúvida e hesitação face aos seus objectivos, o que faz com que frequentemente apresentem uma baixa auto-confiança que os leva a serem menos pró-activos e menos bem-sucedidos».
A chave do optimismo está,  segundo a especialista, em «mudar o foco dos nossos pensamentos substituindo-os por pensamentos mais positivos em relação a nós mesmos, aos nossos objectivos e ao mundo em geral». Atingindo este objectivo conseguiremos «mudar as nossas emoções, os nossos comportamentos e a forma como nos relacionamos com os outros».
Resultado: vamos sentir mais confiança e positivismo perante o presente e o futuro, e ficaremos mais activos rumo aos nossos objectivos e aos nossos sonhos.
10 passos para ser optimista

10 passos para ser optimista

Siga os conselhos de uma especialista em Psicologia Positiva

É possível «aprender» a ser optimista? A resposta é: claro que sim! Se até hoje só tem conseguido ver o lado negativo de tudo o que lhe acontece na vida, a psicóloga e fundadora do Clube do Optimismo, Maria do Carmo Oliveira, ensina-o a ver o copo «meio cheio» em vez de «meio vazio».
Siga este plano prático de 10 passos e torne-se mais optimista. Mas, antes de continuar a ler, lembre-se quea chave do optimismo está, acima de tudo, dentro de si.
1. Decida-se e comprometa-se
O primeiro passo é decidir, conscientemente, que quer ser mais optimista. Não basta pensar nisso de vez em quando. Assuma o «compromisso» na sua agenda, diário, ou blogue: «A partir de hoje...»
2. Seja firme na mudança
Não é fácil mudar de um dia para o outro. Normalmente acomodamo-nos a velhos hábitos que, embora possam ser prejudiciais, já nos acompanham desde sempre, pelo que é necessária persistência para substituí-los por novas atitudes mais positivas. Escreva o que quer mudar em concreto e não vacile.
3. Pense positivo
Substituir pensamentos negativos por pensamentos positivos é a regra essencial. Pense: «Eu vou conseguir.», «Não há-de ser grave.», «Vai correr tudo bem.» Diz a especialista que «ao mudarmos a qualidade dos nossos pensamentos, conseguiremos mudar a qualidade das nossas vidas». 
4. Valorize o lado bom
Há sempre um lado positivo em tudo o que lhe acontece e é nessa perspectiva que deve enfrentar os seus problemas.
«Ao mudar o foco da sua atenção para o lado positivo de cada situação, estará a desenvolver uma visão mais positiva da vida, o que contribuirá para gerar em si um maior bem-estar, aumentando a sua auto-confiança, e a sua determinação para avançar rumo aos objectivos.»
5. Entusiasme-se
«Mantenha uma comunicação positiva – use uma linguagem alegre e entusiástica, incentive e valorize os outros mas seja também a sua própria fonte de motivação», recomenda a especialista.
A linguagem veicula sentimentos, e a verbalização dos aspectos negativos só os torna mais fortes. Não se queixe do frio, do trânsito, do stress. Não há qualquer utilidade nisso e só a fará sentir-se pior. Em vez disso, pense em formas de contornar o problema e sorria.
6. Rodeie-se de boas pessoas
Construa e mantenha relações pessoais gratificantes e dotadas de boa-disposição com pessoas que tenham uma atitude optimista. Se não têm ajude-as a mudar. A especialista considera que «estas relações são fundamentais, principalmente nos momentos mais difíceis».
7. Mexa-se
Diz a especialista que «fazer exercício físico contribui para melhorar o seu estado de ânimo e a sua energia, favorecendo o seu bem-estar geral». Por isso não se acanhe: caminhe, salte, corra, dance... Acima de tudo, divirta-se!
8. Você é quem manda
Você é o autor do seu próprio “filme” e não uma mero espectador. Defina metas e lute por alcançá-las. «Foque-se no que quer ter, em vez de se queixar do que não tem. Ao definirmos objectivos que nos entusiasmam sentimo-nos mais confiantes e desencadeamos acções que nos levam a alcançá-los.»
9. Faça rir os outros
Desenvolva o seu sentido de humor e não tenha receio de dar uma boa gargalhada. Aprenda, também, a rir das coisas menos boas. «Sorria mais, ria mais, brinque mais e verá como se sentirá melhor consigo e com os outros.»
10. Seja solidário
Participe em acções de solidariedade ou de apoio voluntário a algum grupo ou população mais necessitada. «Ao contribuir para a felicidade dos outros estará a contribuir para a sua própria felicidade.». Ajude.


Texto: Ana Catarina Alberto com Maria do Carmo Oliveira (psicóloga, especialista em Psicologia Positiva e fundadora do Clube do Optimismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano